Fora de casa, América sofre com expulsão e é superado pelo Coritiba

Estevão Germano • 15 de maio de 2022
Fora de casa, América sofre com expulsão e é superado pelo Coritiba
Com um atleta a menos durante grande parte do jogo, Coelho não conseguiu superar o time da casa (Foto: Mourão Panda / América)

O América entrou em campo na cidade de Curitiba (PR), na noite deste domingo, e foi superado pelo Coritiba no estádio Couto Pereira. Com vários desfalques por lesão, o time americano buscou a superação fora de casa, mas enfrentou uma partida difícil que foi agravada por uma expulsão ainda no primeiro tempo. Com gol sofrido na reta final da primeira etapa, o Coelho foi superado pelo placar de 1 a 0.

Pela frente, o América tem uma pesada semana, que contará com o duelo da 5ª rodada do grupo D da Copa Libertadores, contra o Deportes Tolima, em Ibagué (COL), na noite de quarta-feira. Na sequência, o Coelho retornará a Belo Horizonte para jogo contra o Botafogo-RJ, no Independência, na noite de sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

O JOGO

No primeiro tempo, o América sofreu uma pressão inicial do Coritiba-PR, que, empurrado pelo Couto Pereira cheio, buscava abrir o placar nos primeiros minutos. Contudo, o goleiro Jailson foi o grande nome americano na partida, fazendo várias defesas difíceis. Na primeira meia hora de jogo, o arqueiro fez pelo menos três intervenções decisivas: duas em cobranças de falta diretas e uma após forte chute resultante de uma jogada aérea.

Aos 38 minutos, as coisas ficaram mais difíceis para o América quando o zagueiro Iago Maidana, que já fora amarelado anteriormente, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O árbitro alegou que o pé alto do atleta, após um desarme na bola, foi um movimento temerário ao tocar o rosto do atleta Léo Gamalho do Coritiba.

Com um atleta a menos, o América tentou suportar a pressão exercida pelo Coritiba-PR nos minutos seguintes. Porém, já nos acréscimos da primeira etapa, o Coritiba-PR chegou bem pela esquerda e, após um cruzamento certeiro, o atleta Andrey cabeceou no canto, dessa vez sem chances para o goleiro Jailson.

O Coelho foi para o intervalo com o revés parcial e voltou para a segunda etapa com alteração na equipe. Durante o segundo tempo, o Coritiba-PR tentou aproveitar-se da vantagem numérica para buscar o segundo gol, mas não conseguiu superar o goleiro Jailson, que novamente fez defesas importantes para impedir o placar dilatado.

Na segunda metade do segundo tempo, após cinco substituições feitas pelo técnico Vagner Mancini, o América cresceu e passou a ameaçar o que seria uma vitória tranquila da equipe do Coritiba. Na reta final, o Coelho teve duas boas chances com um chute forte da entrada da área de Henrique Almeida, que obrigou o goleiro Muralha a salvar a meta do Coritiba, e também com um cabeceio firme do lateral Raúl Cáceres que pegou na rede pelo lado de fora.

A criação ofensiva do América, mesmo com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, assustou o time da casa. Assim, o Coritiba valorizou os minutos finais e a partida encerrou-se com a vitória do adversário por 1 a 0.


FICHA DO JOGO

Coritiba-PR 1×0 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 6
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Luiz Claudio Regazone (CBF/RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (CBF/RJ)

Gol: Andrey, aos 47min do 1º T (Coritiba-PR)
Cartões amarelos: Patric, Iago Maidana Índio Ramírez, Rodriguinho e Arthur (América) / Willian Farias (Coritiba-PR)
Cartão vermelho: Iago Maidana (América)

América
Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Germán Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho (Juninho Valoura) e Índio Ramírez (Arthur); Pedrinho (Kawê) e Aloísio (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Coritiba-PR
Muralha; Matheus Alexandre (Neilton), Henrique, Luciano Castan e Egídio; Willian Farias, Andrey, Régis (Robinho) e José Hugo (Fabrício Daniel); Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho (Clayton).

Técnico: Gustavo Morínigo

Público: 20.818
Renda: R$ 255.450,00

Mais recentes

Por Moisés Elias 30 de setembro de 2025
A vitória do América na partida de ontem frente à equipe do Volta Redonda, revelou um personagem que tem se mostrado peça importante na recuperação da equipe no returno do Campeonato Brasileiro. O técnico Alberto Valentim ainda não sabe o que é perder na Arena Independência. A boa fase jogando em casa, coincide com a chegada do treinador, que assumiu a equipe em meados de agosto e vem comandando um trabalho de reação na competição nacional. Dentro de casa, Valentim comandou o time americano em quatro oportunidades, tendo saído vencedor em três delas, e empatando apenas uma vez. Somando assim, 75% de aproveitamento à frente da equipe nos jogos em Belo Horizonte. Após o partida, o treinador falou do alívio de mais uma vitória dentro de casa e da importância de se afastar da zona de rebaixamento. “Do lado psicológico a vitória é muito importante para nos passar mais tranquilidade. Além disso, a gente sabe que são seres humanos e o time é jovem. E também, tem a tabela, onde abrimos três pontos do Volta Redonda e ultrapassamos um ponto o Athletic. O que nos dá mais um pouco de respiro para a gente seguir”, disse. Com a vitória, o Coelho assumiu a 15° colocação com 33 pontos e volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta a equipe da Ferroviária fora de casa, em jogo válido pela 30° rodada do Brasileirão.
30 de setembro de 2025
Seguindo determinação da Lei N° 14.611/23 que estabelece equiparação salarial entre homens e mulheres, o América Futebol Clube torna público os resultados de seu Relatório de Transparência e Igualdade, referente ao primeiro semestre de 2025. O documento atual, destaca um aumento de aproximadamente 3% no quadro de funcionários do sexo feminino em relação ao último relatório, chegando a 30% do efetivo total de trabalhadores. O clube reafirma seu compromisso em reduzir as distâncias que permeiam os gêneros no universo corporativo, respeitando sempre os critérios que orientam a capacidade técnica de seus profissionais. 
30 de setembro de 2025
Na noite desta segunda-feira (29), o América recebeu o Volta Redonda na Arena Independência e venceu a equipe visitante pelo placar de 2 a 1, em uma noite de gala do atacante W.Dubgod, que balançou as redes por duas vezes. O JOGO O Coelho entrou em campo com apenas um objetivo, garantir os 3 pontos. Logo aos 08 minutos, Miguelito dá passe longo em direção à grande área e Dubgod por pouco não alcança. A noite do artilheiro do Coelho só estava começando. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Júlio manda cruzamento pelo lado direito e Dubgod finaliza direto para o fundo das redes, fazendo a alegria da Nação Americana presente no Indepa. As equipes foram para o vestiário com o Coelho à frente no placar. Na etapa final, aos 08 minutos a arbitragem marcou pênalti para a equipe adversária que foi convertido. O Coelho não se deixou abalar e manteve o foco para reverter o placar e sair com a vitória. Aos 35 minutos, Yago Santos faz cruzamento para a área, W.Dubgod chega por trás, cabeceia e põe o América novamente em vantagem. O juiz deu o apito final e o Coelho garantiu os 3 pontos em casa diante da Nação Americana. CALENDÁRIO O América volta a campo no sábado (04), contra a Ferroviária, em Araraquara.