Fora de casa, América sofre com expulsão e é superado pelo Coritiba

Estevão Germano • 15 de maio de 2022
Fora de casa, América sofre com expulsão e é superado pelo Coritiba
Com um atleta a menos durante grande parte do jogo, Coelho não conseguiu superar o time da casa (Foto: Mourão Panda / América)

O América entrou em campo na cidade de Curitiba (PR), na noite deste domingo, e foi superado pelo Coritiba no estádio Couto Pereira. Com vários desfalques por lesão, o time americano buscou a superação fora de casa, mas enfrentou uma partida difícil que foi agravada por uma expulsão ainda no primeiro tempo. Com gol sofrido na reta final da primeira etapa, o Coelho foi superado pelo placar de 1 a 0.

Pela frente, o América tem uma pesada semana, que contará com o duelo da 5ª rodada do grupo D da Copa Libertadores, contra o Deportes Tolima, em Ibagué (COL), na noite de quarta-feira. Na sequência, o Coelho retornará a Belo Horizonte para jogo contra o Botafogo-RJ, no Independência, na noite de sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

O JOGO

No primeiro tempo, o América sofreu uma pressão inicial do Coritiba-PR, que, empurrado pelo Couto Pereira cheio, buscava abrir o placar nos primeiros minutos. Contudo, o goleiro Jailson foi o grande nome americano na partida, fazendo várias defesas difíceis. Na primeira meia hora de jogo, o arqueiro fez pelo menos três intervenções decisivas: duas em cobranças de falta diretas e uma após forte chute resultante de uma jogada aérea.

Aos 38 minutos, as coisas ficaram mais difíceis para o América quando o zagueiro Iago Maidana, que já fora amarelado anteriormente, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O árbitro alegou que o pé alto do atleta, após um desarme na bola, foi um movimento temerário ao tocar o rosto do atleta Léo Gamalho do Coritiba.

Com um atleta a menos, o América tentou suportar a pressão exercida pelo Coritiba-PR nos minutos seguintes. Porém, já nos acréscimos da primeira etapa, o Coritiba-PR chegou bem pela esquerda e, após um cruzamento certeiro, o atleta Andrey cabeceou no canto, dessa vez sem chances para o goleiro Jailson.

O Coelho foi para o intervalo com o revés parcial e voltou para a segunda etapa com alteração na equipe. Durante o segundo tempo, o Coritiba-PR tentou aproveitar-se da vantagem numérica para buscar o segundo gol, mas não conseguiu superar o goleiro Jailson, que novamente fez defesas importantes para impedir o placar dilatado.

Na segunda metade do segundo tempo, após cinco substituições feitas pelo técnico Vagner Mancini, o América cresceu e passou a ameaçar o que seria uma vitória tranquila da equipe do Coritiba. Na reta final, o Coelho teve duas boas chances com um chute forte da entrada da área de Henrique Almeida, que obrigou o goleiro Muralha a salvar a meta do Coritiba, e também com um cabeceio firme do lateral Raúl Cáceres que pegou na rede pelo lado de fora.

A criação ofensiva do América, mesmo com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, assustou o time da casa. Assim, o Coritiba valorizou os minutos finais e a partida encerrou-se com a vitória do adversário por 1 a 0.


FICHA DO JOGO

Coritiba-PR 1×0 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 6
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Luiz Claudio Regazone (CBF/RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (CBF/RJ)

Gol: Andrey, aos 47min do 1º T (Coritiba-PR)
Cartões amarelos: Patric, Iago Maidana Índio Ramírez, Rodriguinho e Arthur (América) / Willian Farias (Coritiba-PR)
Cartão vermelho: Iago Maidana (América)

América
Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Germán Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho (Juninho Valoura) e Índio Ramírez (Arthur); Pedrinho (Kawê) e Aloísio (Henrique Almeida).

Técnico: Vagner Mancini

Coritiba-PR
Muralha; Matheus Alexandre (Neilton), Henrique, Luciano Castan e Egídio; Willian Farias, Andrey, Régis (Robinho) e José Hugo (Fabrício Daniel); Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho (Clayton).

Técnico: Gustavo Morínigo

Público: 20.818
Renda: R$ 255.450,00

Mais recentes

16 de maio de 2025
Convocação Ficam convocados os integrantes do Conselho Deliberativo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE , em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Ordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, Belo Horizonte/MG, no dia 20 de maio de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a) Exame e deliberação sobre o provimento de novo membro do Conselho de Administração, nos termos do artigo 50, § 1º do Estatuto Social do América Futebol Clube, em substituição ao Sr. Fernando Augusto Trivellato Andrade; b) Exame e deliberação sobre as Demonstrações Financeiras, o Relatório Anual e Prestação de Contas do Conselho de Administração, Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal relativas ao exercício de 2024; c) Outros assuntos do interesse social. Será facultado aos integrantes do Conselho Deliberativo participar da Reunião de forma remota, bem como exercer o seu direito de voto, ficando esclarecido que o link de acesso será enviado para o endereço eletrônico de cada um, até o horário da Reunião. A presença e o voto dos integrantes do Conselho Deliberativo serão registrados através da relação de todos os presentes, ainda que on-line, que deverá ser assinada pelo Presidente e Secretário do Conselho. Belo Horizonte, 15 de maio de 2025. Alencar Magalhães da Silveira Junior Presidente do Conselho de Administração
15 de maio de 2025
Na noite desta quarta-feira (14) o América recebeu o Paysandu, na Arena Independência, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.Com muita garra e determinação, o Coelhão lutou até o último segundo e conquistou um ponto precioso, empatando a partida em 2 a 2. O JOGO O jogo começou com o América pressionando e buscando espaços para abrir o placar na Arena Indepa. Logo aos 04 minutos William Dubgod recebeu com categoria na entrada da área, girou bonito sobre a marcação e soltou a bomba. A bola passou com perigo, antes de sair pela linha de fundo. Aos 31 minutos, o Coelhão voltou a assustar. Após um cruzamento milimétrico de Mariano, Júlio subiu no terceiro andar e testou firme, mas a bola passou raspando o travessão, para alívio da defesa adversária. As duas equipes foram para o vestiário com a partida em 0 a 0. O Coelhão voltou com outra postura para a segunda etapa: ligado, incisivo e determinado a balançar as redes. Aos 8 minutos, Stênio fez ótimo cruzamento na área, e Miquéias, por um triz, não alcançou de cabeça para abrir o placar. Porém, aos 12 minutos, em uma escapada rápida, a equipe adversária acabou marcando e saiu na frente. Aos 24 minutos, o adversário voltou a marcar, ampliando a vantagem no marcador. Mas o América, como sempre, não abaixou a cabeça. Mesmo com o placar desfavorável, o time manteve a garra e seguiu pressionando em busca da virada. Aos 37, brilhou a estrela de William Dubgode: em cobrança de falta perfeita, ele soltou um foguete no ângulo e colocou fogo no jogo com um golaço! E a reação americana não parou por aí. Aos 42 minutos, foi a vez do #DNAFormador entrar em cena, após escanteio cobrado com precisão por Mariano, Júlio subiu mais alto que todo mundo e testou firme para o fundo da rede, decretando o empate: 2 a 2 na Arena Indepa! Com o empate, o Coelho soma 10 pontos na tabela, se aproximando ainda mais do G4 da competição. CALENDÁRIO O América volta a campo na próxima segunda-feira, quando visita o Coritiba, no Couto Pereira, às 21h35.
Por Moisés Elias 14 de maio de 2025
Nesta quarta-feira (14), contra o Paysandu, às 19h30, no Independência, os jogadores do América entrarão em campo com cães que estão disponíveis para adoção. Na partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, por uma causa nobre, não haverá a tradicional entrada com os mascotinhos. A ação é uma parceria entre o América e a Matilha Rural, responsável pelo Projeto Adotando Amor, que busca promover a adoção responsável de animais e conscientizar acerca do abandono. “O futebol carrega também, uma função fundamental em levantar discussões e pautar temas relevantes, além de trazer conscientização sobre uma causa ou um movimento. Acreditamos que endossar essa campanha, coloca o América como um dos guardiões dessa causa que vem ganhando cada vez mais coro”, afirma Bernard Romanelli, Diretor de Marketing e Negócios do Coelho. De acordo com o estudo publicado pelo IMVC, (Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo) em 2024, a população canina no Brasil era de mais de 82 milhões de cães e a felina contava com pouco mais de 39 milhões de gatos. Deste montante, 30,2 milhões destes animais viviam em condições de abandono, contribuindo para um sério problema de saúde pública, tendo em vista sua reprodução desordenada e a proliferação de zoonoses. A parceria entre Coelho e Matilha Rural vem para jogar luz a este problema, buscando contribuir para a conscientização da adoção responsável e do controle populacional dos pets.  Para a partida contra o Paysandu, os 11 cães que irão entrar em campo com os jogadores estarão disponíveis para adoção assim que o juiz apitar o início da partida. Uma equipe do Adotando Amor estará na Arena Independência realizando cadastro do torcedor que queira dar um novo lar a um cãozinho. O torcedor que levar um novo amigo para casa, receberá também, um saco de ração de 3 quilos da Quatree, apoiadora da ação –, entre outros brindes disponibilizados ao novo tutor.