DNA Formador Feminino estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20 nesta quarta

Tereza Rebello Horta • 3 de maio de 2022
DNA Formador Feminino estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20 nesta quarta
(Foto: Mourão Panda / América)

Meio de semana agitado para o Coelhão! Além dos compromissos da equipe principal e do DNA Formador no Campeonato Mineiro, as Spartanas entram em campo pela primeira vez no Brasileirão Sub-20. O primeiro jogo será diante do Internacional-RS, às 8h30, no Estádio Municipal, em Santana de Parnaíba (SP), sede de todo o torneio. 

O Coelho integra o Grupo D, juntamente com Grêmio-RS, Internacional-RS e Coritiba-PR. A competição será disputada em quatro fases. Na primeira, as equipes se enfrentam dentro dos grupos em partidas de ida e volta. Avançam à segunda, os líderes das chaves e os dois melhores colocados no geral. 

Posteriormente, as equipes classificadas são divididas em dois novos grupos e, nestes, os times voltarão a se enfrentar. Desta vez, em partidas só de turno. Apenas os dois melhores colocados de cada chave se garantirão nas semifinais.

Em entrevista a TV Coelho , a treinadora Talita de Oliveira falou sobre os adversários da primeira fase e a preparação da equipe para a disputa. 

“Caímos na fase mais difícil da competição, mas isso nos motiva, por ser um desafio a ser vencido. Tivemos uma preparação de um mês e meio,dentre avalições, observações das atletas e montagem do elenco. Várias atletas que disputaram o Brasileirão Sub-18 no ano passado permaneceram no elenco e só deram continuidade aos trabalhos com o time” , disse.

Esta será a primeira vez que a CBF promoverá a realização do campeonato nesta categoria. Até o ano passado, a entidade fazia apenas campeonatos femininos Sub-16 e Sub-18. Que, a partir desta temporada, foram substituídas, respectivamente, por Sub-17 e Sub-20.


Confira as relacionadas para a disputa do Brasileirão Sub-20:

Goleiras: Flávia Aquino, Larissa e Thamires.

Zagueiras: Fernanda Guedes, Guilia, Hizzaline (Zaza), Jessica e Lara.

Laterais: Ingrid Godói, Sabrina e Samara.

Volantes: Aisha, Ana Flávia (Aninha), Bianca (Bibi) e Julinha. 

Meias: Keren, Luiza Helena (Luizinha), Maria Luiza (Malu), Naiara e Thayna.

Atacantes: Bia e Samira (Sami).

Treinadora: Talita de Oliveira

Preparador Físico: Alessandro Moreira

Massagista: João Vitor Pego

Roupeiro: Rafael Barboza

Supervisor Geral: Daniel Paiva

Coordenador Técnico: Eliney Melo

Coordenadora Geral: Luiza Parreiras


Confira as adversárias das Spartanas pela 1ª fase do Brasileirão Sub-20:

4 de maio

8h30 – América x Internacional-RS – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

6  de maio

18h30 – América x Grêmio-RS – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

8 de maio

14h – Coritiba-PR x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

10 de maio

14h – América x Coritiba-PR – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

12 de maio

8h30 – Grêmio-RS x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

1 4 de maio

20h30 – Internacional-RS x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.