Spartanas têm sua trajetória definida em participação inédita no Brasileirão Sub-20

Tereza Rebello Horta • 25 de abril de 2022
Spartanas têm sua trajetória definida em participação inédita no Brasileirão Sub-20
Ex-auxiliar técnica de Nádima Skeff, Talita de Oliveira está à frente do DNA Formador feminino do Coelho (Foto: Mourão Panda / América)

A equipe Sub-20 feminina do América já tem data de estreia marcada. Neste domingo, a Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada das seis rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 2022. A competição iniciará no dia 3 de maio, e término previsto para o dia 02 de julho.

As duas primeiras fases da competição serão disputadas no Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba (SP). O DNA Formador americano está no Grupo D, juntamente com Coritiba-PR, Internacional-RS e Grêmio-RS, e entra em campo pela primeira vez no dia 4 de maio. 

A competição conta com 6 grupos com quatro clubes cada. As equipes disputarão duelos de ida e volta dentro do mesmo grupo, assim, o primeiro colocado e os dois melhores segundos gerais se classificam para a segunda fase. Este será o primeiro ano das novas categorias adotadas pela CBF, que agora passam a contemplar as categorias Sub-17 e Sub-20, substituindo respectivamente as divisões Sub-16 e Sub-18. A iniciativa, que aumenta a idade limite de inscrições de atletas, possibilita que os clubes e as jogadoras deem continuidade ao processo de formação e desenvolvimento de jovens talentos. 

2021 marcou a estreia do selo DNA Formador no futebol feminino do América. A primeira equipe formada disputou o Campeonato Brasileiro Sub-18. Com algumas contratações já realizadas, o elenco Sub-20 está finalizado para a disputa do torneio. Sob o comando de Talita Oliveira, as jogadoras treinam desde o início de abril no Complexo Esportivo da PUC Minas.

Foi Talita que, em julho do ano passado, comandou a equipe Sub-18 na primeira disputa do Clube no Campeonato Brasileiro Feminino da categoria. Na ocasião, a equipe conquistou boas vitórias sobre alguns dos grandes clubes brasileiros, mas deixou a competição na fase de grupos.

A treinadora soma duas passagens exercendo o cargo de auxiliar técnica. Vestiu a camisa do Coelho pela primeira vez entre 2015 e 2017, contribuindo em conquistas do Campeonato Mineiro e Copa BH. Graduada em Educação Física, ela também possui a Licença C do curso de treinadores da CBF e capacitações pela Universidade do Futebol.


Confira as adversárias das Spartanas pela 1ª fase do Brasileirão Sub-20:

4 de maio

8h30 – América x Internacional-RS – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

6 de maio

18h30 – América x Grêmio-RS – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

8 de maio

14h – Coritiba-PR x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

10 de maio

14h – América x Coritiba-PR – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

12 de maio

8h30 – Grêmio-RS x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

1 4 de maio

20h30 – Internacional-RS x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

Mais recentes

4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.
3 de dezembro de 2025
Histórico! Na tarde desta quarta-feira (3), no Castelão, o América venceu o IAPE por 5 a 2 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil Sub-20. Jhonatan Lima, Kaíque Zizero (duas vezes), Luís Henrique e Gustavo Corrêa marcaram para o Coelhão fora de casa. No jogo de ida, na Arena Independência, o América venceu por 1 a 0 com gol de Jhontan Lima. Na grande decisão, o DNA Formador enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo que decidem vaga nesta quinta-feira (4). O jogo Mesmo com a vantagem conquistada em Belo Horizonte, o América deu início à partida com bom volume ofensivo. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Karlos Samuel avançou pelo lado esquerdo e encontrou bom passe para Jhonatan Lima. O camisa 10 passou pelo goleiro e, livre de marcação, inaugurou o placar. Confiante, o América deu sequência ao ritmo de jogo e, aos 25, marcou o segundo. Dessa vez, Jhonatan Lima deu bela assistência para Kaíque Zizero que driblou o goleiro e finalizou no alvo. Já na segunda etapa, a equipe da casa conseguiu diminuir, aos oito minutos. Mas, a resposta Americana veio logo em seguida: Kauan Cristtyan invadiu a grande área, enganou a marcação e tocou para Zizero marcar o segundo dele na partida e o terceiro para o América. O DNA Formador manteve o domínio das ações do jogo e, aos 22, Otávio, de fora da área, mandou a bola em direção ao gol. Luis Henrique apenas escorou de cabeça para ampliar. Pouco depois, a equipe Maranhense tentou reagir e marcou o segundo. Ainda assim, o América soube reagir à pressão e, com boa vantagem, manteve a confiança. Já no fim da partida, aos 42, Gustavo Corrêa recebeu pelo meio, driblou a marcação e fechou o placar em 5 a 2 para o Coelhão.
2 de dezembro de 2025
Eduardo Person é o novo meio-campista do América! O jogador de 28 anos chega para reforçar o elenco do Coelhão com contrato válido até 30/11/2026. Natural de São Paulo (SP), Person foi revelado pelo Joinville-SC. O atleta também somou passagens por Metropolitano-SC, Juventus-SC, GE Brasil-RS, Guarani-SP, Ituano-SP e na última temporada defendeu a Chapecoense. Ficha técnica: Nome: Eduardo Luiz Person Data de Nascimento: 24/01/1997 Origem: São Paulo (SP) Posição: meio-campista Clubes: 2014/2017– Joinville-SC 2017 – Metropolitano 2017– Juventus Jaraguá 2018 – Joinville 2019 – GE Brasil 2020/2022 – Guarani 2023/2024 – Ituano 2025 – Chapecoense 2026 – AMÉRICA