Spartanas têm sua trajetória definida em participação inédita no Brasileirão Sub-20

Tereza Rebello Horta • 25 de abril de 2022
Spartanas têm sua trajetória definida em participação inédita no Brasileirão Sub-20
Ex-auxiliar técnica de Nádima Skeff, Talita de Oliveira está à frente do DNA Formador feminino do Coelho (Foto: Mourão Panda / América)

A equipe Sub-20 feminina do América já tem data de estreia marcada. Neste domingo, a Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada das seis rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 2022. A competição iniciará no dia 3 de maio, e término previsto para o dia 02 de julho.

As duas primeiras fases da competição serão disputadas no Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba (SP). O DNA Formador americano está no Grupo D, juntamente com Coritiba-PR, Internacional-RS e Grêmio-RS, e entra em campo pela primeira vez no dia 4 de maio. 

A competição conta com 6 grupos com quatro clubes cada. As equipes disputarão duelos de ida e volta dentro do mesmo grupo, assim, o primeiro colocado e os dois melhores segundos gerais se classificam para a segunda fase. Este será o primeiro ano das novas categorias adotadas pela CBF, que agora passam a contemplar as categorias Sub-17 e Sub-20, substituindo respectivamente as divisões Sub-16 e Sub-18. A iniciativa, que aumenta a idade limite de inscrições de atletas, possibilita que os clubes e as jogadoras deem continuidade ao processo de formação e desenvolvimento de jovens talentos. 

2021 marcou a estreia do selo DNA Formador no futebol feminino do América. A primeira equipe formada disputou o Campeonato Brasileiro Sub-18. Com algumas contratações já realizadas, o elenco Sub-20 está finalizado para a disputa do torneio. Sob o comando de Talita Oliveira, as jogadoras treinam desde o início de abril no Complexo Esportivo da PUC Minas.

Foi Talita que, em julho do ano passado, comandou a equipe Sub-18 na primeira disputa do Clube no Campeonato Brasileiro Feminino da categoria. Na ocasião, a equipe conquistou boas vitórias sobre alguns dos grandes clubes brasileiros, mas deixou a competição na fase de grupos.

A treinadora soma duas passagens exercendo o cargo de auxiliar técnica. Vestiu a camisa do Coelho pela primeira vez entre 2015 e 2017, contribuindo em conquistas do Campeonato Mineiro e Copa BH. Graduada em Educação Física, ela também possui a Licença C do curso de treinadores da CBF e capacitações pela Universidade do Futebol.


Confira as adversárias das Spartanas pela 1ª fase do Brasileirão Sub-20:

4 de maio

8h30 – América x Internacional-RS – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

6 de maio

18h30 – América x Grêmio-RS – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

8 de maio

14h – Coritiba-PR x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

10 de maio

14h – América x Coritiba-PR – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

12 de maio

8h30 – Grêmio-RS x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

1 4 de maio

20h30 – Internacional-RS x América – Estádio Municipal, Santana de Parnaíba (SP)

Mais recentes

Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado pelo diretor executivo de futebol Paulo Assis, no CT Lanna Drumond, na manhã desta quinta-feira, o volante Aloísio, mais novo reforço para o elenco americano. Com um estilo marcador e aguerrido, o meio-campista de 29 anos, natural da cidade sergipana de Lagarto, se torna mais uma opção para o técnico Alberto Valentim, na sequência da disputa do Campeonato Brasileiro. “Agora é a hora da gente olhar para o novo, o jogo mais importante é sempre o próximo. Quando você ganha não pode relaxar porque ganhou e quando você perde, não pode ficar chorando pelo que passou. O grupo é um elenco jovem, com muita capacidade, com ambição... são aplicados e treinam bastante. Por um motivo ou por outro as coisas não têm dado certo. Mas eu e meus companheiros que estão chegando, a gente vêm com uma nova energia para tentar ser uma solução e não um problema”, enfatizou o jogador. Revelado pelo Sanjoanense de Portugal, Aloísio fez toda sua base no país europeu, onde permaneceu por dez temporadas. Passando também por Marítimo e Amora – até desembarcar no Brasil para atuar pela equipe do Goiás, onde estava por último, antes do acerto com o Coelho. Inicialmente, o vínculo do jogador com o América vai até o final desta temporada.
Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado à imprensa e à torcida, na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, a nova contratação para a meta americana. Gustavo, goleiro de 32 anos, reforça o Coelhão até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um 1,87 cm, o arqueiro chega para suprir uma necessidade de reposição de peças, que acabou se dando com as saídas de Matheus Mendes e Dalberson. “Para mim é um prazer enorme e uma realização particular, porque o América é um clube que eu desejei estar. Eu sempre admirei e joguei contra e, hoje, eu chego nessa condição de ter a oportunidade de estar escrevendo meu nome na história. Independente da ocasião ou do momento, o América é um clube muito respeitado, grande e de muita tradição”, relatou o jogador. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, por último, defendeu a camisa do Juventude. Pelo clube de Caxias do Sul, Gustavo entrou em campo 21 vezes nesta temporada, ajudando a equipe a chegar até a fase de semifinais do Gauchão. Ciente da grande responsabilidade em vestir a camisa americana, o arqueiro chega focado em ajudar na recuperação da equipe dentro da competição nacional. “Vocês vão se recordar. Em 2019, o América estava em uma situação bem delicada naquele campeonato e acabou tendo uma recuperação incrível (..) A Série B te proporciona estas arrancadas e você não pode jogar a toalha. Dentro de campo você tem que competir todo jogo e acreditar sempre; pois é um campeonato muito parelho. Todo mundo ali junto, eu acredito que uma sequência de vitórias nos coloca no meio da tabela e, nas últimas rodadas, podemos encostar no G4 e brigar. Eu venho com essa expectativa”, ressaltou. Com dois acessos à elite do futebol brasileiro, um pelo Atlético Goianiense em 2019 e outro pela equipe do Criciúma em 2024, o goleiro chega ao Coelhão inicialmente por empréstimo.
27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).