Boi Bandido Americano! Aloísio é contratado pelo Coelho

Estevão Germano • 31 de março de 2022
Boi Bandido Americano! Aloísio é contratado pelo Coelho
Com consagrada carreira, Aloísio chega ao Coelho para contribuir nos desafios pela Copa Libertadores, Série A e Copa do Brasil (Arte: Gabriel Morais / América)

Buscando novas façanhas na temporada, após conquistar a heroica e inédita classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores, o América anuncia seu mais novo atacante: Aloísio, também conhecido como “Boi Bandido”, chegou ao Lanna Drumond e assina contrato definitivo até dezembro de 2023.

Revelado pelo Grêmio-RS, Aloísio iniciou sua jornada no futebol profissional no ano de 2006. Ele foi emprestado pelo time gaúcho ao Chiasso, clube suíço, onde teve sua primeira experiência de futebol internacional no decorrer de duas temporadas.

De volta ao Brasil, atuou pelo Caxias-RS e Chapecoense-SC. Em 2011, após conquistar o campeonato estadual pelo time de Chapecó, foi contratado pelo Figueirense-SC, onde atuou até o fim do ano seguinte. Pela equipe de Florianópolis, teve uma passagem brilhante, especialmente a temporada 2012, quando marcou incríveis 28 gols em 49 atuações.

Ao fim de 2012, foi contratado pelo São Paulo-SP, onde atuou pela Copa Libertadores e Série A de 2013. O atacante foi uma das peças importantes que ajudaram o time paulista a fazer uma campanha de recuperação e escapar do rebaixamento para a Série B naquele ano. Pelo São Paulo-SP, Aloísio anotou 21 gols em 66 atuações.

O ótimo desempenho individual das duas últimas temporadas despertou a cobiça de clubes estrangeiros e o Shandong Luneng, da China, venceu a disputa para contratar o Boi Bandido. Em 2014, Aloísio chegou ao país asiático e, logo em sua primeira temporada, conquistou a Copa da China. No ano seguinte, faturou também a Supercopa da China. Durante três temporadas, Aloísio manteve sua ótima média de gols, balançando 41 vezes as redes a favor do Shandong em um total de 85 partidas.

Em 2016, transferiu-se de clube dentro da China e defendeu o Hebei China Fortune por duas temporadas, anotando 20 gols em 37 atuações. Em 2018, mudou novamente de clube, mas mantendo-se com o faro apurado de gol. Com a camisa do Guangdong South Tigers, marcou 22 gols em 51 partidas durante as temporadas 2018 e 2019. Para fechar de forma consagradora sua trajetória de oito anos no futebol chinês, atuou de 2020 a 2021 no Guangzhou Evergrande, o clube mais vencedor do país.

Em abril de 2020, Aloísio foi convocado pela primeira vez pela Seleção Chinesa, um ano após ter se naturalizado cidadão chinês. No dia 12 de outubro de 2021, anotou seu primeiro gol pela Seleção, na partida contra a Arábia Saudita, pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo no Catar. A China chegou até a fase final das eliminatórias, entretanto não conseguiu a classificação para o Mundial deste ano.

Aloísio chegou a Belo Horizonte nesta quinta-feira. No fim da manhã, conheceu o CT Lanna Drumond. No turno da tarde, passou por bateria de exames cardiológicos, ergométricos e ortopédicos. Nos próximos dias, o Boi Bandido iniciará os treinamentos já com foco nos compromissos do Coelho no mês de abril.


Ficha do jogador

Nome completo:  Aloísio dos Santos Gonçalves
Data de nascimento:  19/6/1988
Local de nascimento:  Araranguá (SC)
Altura:  1,77 m
Clubes:  Grêmio-RS (até 2007), FC Chiasso-SUI (2007 a 2009), Caxias-RS (2010), Chapecoense-SC (2011), Figueirense-SC (2011 a 2012), São Paulo-SP (2013), Shandong Luneng-CHI (2014 a 2016), Hebei-CHI (2016 a 2017), Guangdong South Tigers-CHI (2018 a 2019) e Guangzhou Evergrande-CHI (2020 a 2021).
Principais títulos:  Copa da China (2014), Supercopa da China (2015), Eusébio Cup (2013), Campeonato Gaúcho (2007), Campeonato Catarinense (2011).

Mais recentes

Por Clara Fonseca 9 de julho de 2025
Os Meninos do Deca Sub-20 empataram com o Corinthians por 1 a 1 nesta quarta-feira (9). As equipes se enfrentaram no Parque São Jorge, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Com uma equipe titular ofensiva, o América dominou as principais ações do jogo. Aos 30 minutos, Yago Souza foi derrubado na grande área e quase abriu o placar para o Coelho na cobrança de pênalti. Na segunda etapa, aos três minutos, a equipe adversária saiu na frente. O DNA Formador insistiu no ataque pelas laterais do campo e marcou o gol de empate já nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Karlos Samuel. O atacante finalizou com o pé direito e deixou tudo igual no placar. Com o resultado, o América se mantém na oitava colocação da tabela, com 25 pontos. Na próxima rodada, o DNA Formador enfrenta o Fortaleza, na quarta-feira (16), às 15, na Arena Vera Cruz. Corinthians 1 x 1 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Luiz Felipe, Thallyson, Kauê Ricardo, Otávio, Cauê Machado, Jhonatan Lima, Yago Souza, Kaíque Zizero e Jhonnatan Silva. Reservas: Victor Hugo; Kappel, Gustavo Alves, Júlio, Zanon, Gabriel Pfeifer, Karlos Samuel, Braga, Ariel, Bernardo e Gustavo Henrique. Gol: Karlos Samuel Cartão amarelo: Thallyson
8 de julho de 2025
Na noite dessa segunda-feira (07) o América recebeu o Athletic, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Independência e foi superado pela equipe visitante pelo placar de 1 a 0. O JOGO A partida começou com o Coelho buscando chegar na área adversária com perigo, trabalhando a bola de pé em pé. O América tentava manter a posse de bola, mas sofria com a marcação acirrada do Athletic. Aos 16 minutos a equipe visitante marcou. Mesmo em desvantagem no placar, a equipe americana não se deixou abalar e foi em busca do gol de empate. Aos 18 minutos, na cobrança de escanteio, Figueiredo finaliza de cabeça, mas a bola bate na defesa adversária. Aos 40 do primeiro tempo foi a vez de Cauan Barros arriscar o chute rasteiro de fora da área, levando perigo para o goleiro adversário. Na segunda etapa, o América continuou em busca de virar o placar no Indepa. Aos 12 minutos, Figueiredo bateu cruzado em direção ao gol e a bola passa raspando na trave. A partida terminou em 1 a 0 para os visitantes. CALENDÁRIO O América enfrenta o Novorizontino no sábado (12), às 16h, em Novo Horizonte.
Por Clara Fonseca 6 de julho de 2025
Na manhã deste domingo (6), na Arena Gregorão, o América Sub-10 venceu o Atlético na final da Super Copa IMEF! Os Meninos Do Deca garantiram a taça nas cobranças de pênaltis, por 6 a 5, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Gustavo abriu o placar para o Coelhão aos 16 minutos da primeira etapa. A equipe adversária empatou no segundo tempo e o campeão foi decidido nas penalidades. O América saiu atrás, mas logo se recuperou com seis cobranças certeiras que garantiram a vitória do DNA Formador na final.