Boi Bandido Americano! Aloísio é contratado pelo Coelho

Estevão Germano • 31 de março de 2022
Boi Bandido Americano! Aloísio é contratado pelo Coelho
Com consagrada carreira, Aloísio chega ao Coelho para contribuir nos desafios pela Copa Libertadores, Série A e Copa do Brasil (Arte: Gabriel Morais / América)

Buscando novas façanhas na temporada, após conquistar a heroica e inédita classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores, o América anuncia seu mais novo atacante: Aloísio, também conhecido como “Boi Bandido”, chegou ao Lanna Drumond e assina contrato definitivo até dezembro de 2023.

Revelado pelo Grêmio-RS, Aloísio iniciou sua jornada no futebol profissional no ano de 2006. Ele foi emprestado pelo time gaúcho ao Chiasso, clube suíço, onde teve sua primeira experiência de futebol internacional no decorrer de duas temporadas.

De volta ao Brasil, atuou pelo Caxias-RS e Chapecoense-SC. Em 2011, após conquistar o campeonato estadual pelo time de Chapecó, foi contratado pelo Figueirense-SC, onde atuou até o fim do ano seguinte. Pela equipe de Florianópolis, teve uma passagem brilhante, especialmente a temporada 2012, quando marcou incríveis 28 gols em 49 atuações.

Ao fim de 2012, foi contratado pelo São Paulo-SP, onde atuou pela Copa Libertadores e Série A de 2013. O atacante foi uma das peças importantes que ajudaram o time paulista a fazer uma campanha de recuperação e escapar do rebaixamento para a Série B naquele ano. Pelo São Paulo-SP, Aloísio anotou 21 gols em 66 atuações.

O ótimo desempenho individual das duas últimas temporadas despertou a cobiça de clubes estrangeiros e o Shandong Luneng, da China, venceu a disputa para contratar o Boi Bandido. Em 2014, Aloísio chegou ao país asiático e, logo em sua primeira temporada, conquistou a Copa da China. No ano seguinte, faturou também a Supercopa da China. Durante três temporadas, Aloísio manteve sua ótima média de gols, balançando 41 vezes as redes a favor do Shandong em um total de 85 partidas.

Em 2016, transferiu-se de clube dentro da China e defendeu o Hebei China Fortune por duas temporadas, anotando 20 gols em 37 atuações. Em 2018, mudou novamente de clube, mas mantendo-se com o faro apurado de gol. Com a camisa do Guangdong South Tigers, marcou 22 gols em 51 partidas durante as temporadas 2018 e 2019. Para fechar de forma consagradora sua trajetória de oito anos no futebol chinês, atuou de 2020 a 2021 no Guangzhou Evergrande, o clube mais vencedor do país.

Em abril de 2020, Aloísio foi convocado pela primeira vez pela Seleção Chinesa, um ano após ter se naturalizado cidadão chinês. No dia 12 de outubro de 2021, anotou seu primeiro gol pela Seleção, na partida contra a Arábia Saudita, pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo no Catar. A China chegou até a fase final das eliminatórias, entretanto não conseguiu a classificação para o Mundial deste ano.

Aloísio chegou a Belo Horizonte nesta quinta-feira. No fim da manhã, conheceu o CT Lanna Drumond. No turno da tarde, passou por bateria de exames cardiológicos, ergométricos e ortopédicos. Nos próximos dias, o Boi Bandido iniciará os treinamentos já com foco nos compromissos do Coelho no mês de abril.


Ficha do jogador

Nome completo:  Aloísio dos Santos Gonçalves
Data de nascimento:  19/6/1988
Local de nascimento:  Araranguá (SC)
Altura:  1,77 m
Clubes:  Grêmio-RS (até 2007), FC Chiasso-SUI (2007 a 2009), Caxias-RS (2010), Chapecoense-SC (2011), Figueirense-SC (2011 a 2012), São Paulo-SP (2013), Shandong Luneng-CHI (2014 a 2016), Hebei-CHI (2016 a 2017), Guangdong South Tigers-CHI (2018 a 2019) e Guangzhou Evergrande-CHI (2020 a 2021).
Principais títulos:  Copa da China (2014), Supercopa da China (2015), Eusébio Cup (2013), Campeonato Gaúcho (2007), Campeonato Catarinense (2011).

Mais recentes

24 de novembro de 2025
Visando o planejamento para a temporada de 2026, o América Futebol Clube contratou Gustavo Dias, de 38 anos, para liderar o Departamento de Análise de Mercado e Scouting Formado em Educação Física, Gustavo possui uma sólida formação acadêmica com especializações em Análise de Mercado, Análise de Desempenho e Gestão Executiva. Sua experiência inclui passagens por clubes como Vila Nova-GO e Atlético Goianiense, onde desempenhou funções como preparador físico, treinador das categorias de base e Coordenador Técnico. Foi analista de mercado do Grêmio Anápolis quando a equipe chegou a ser o segundo time fora da Europa que mais exportava jogadores. Nas últimas duas temporadas foi responsável pelo departamento de mercado do Londrina SAF enquanto atuava pela Squadra Sports. Ao lado do Diretor de Futebol, Paulo Assis, e da comissão técnica liderada por Alberto Valentim, Gustavo atuará na montagem do elenco para a próxima temporada. Ele já esteve presente na Ligga Arena, em Curitiba, durante a última partida do América. O Departamento de Análise de Mercado e Scouting é estratégico para o Clube, sendo responsável pela prospecção de novos atletas, pelo mapeamento de mercados potenciais e pelo acompanhamento dos jogadores emprestados a outras equipes.
24 de novembro de 2025
Neste domingo, o América visitou o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida equilibrada, o Coelho acabou superado por 1 a 0.  O JOGO Desde o início, o América segurou o ímpeto do time da casa, que apostou em chutes de média distância e bolas alçadas. Com estratégia clara, o América manteve postura reativa, abriu espaços e levou perigo quando acelerou o jogo. A principal chance da primeira etapa veio nos acréscimos, em jogada rápida puxada por Thauan, culminando na finalização de Willian Bigode, mostrando que o Coelho estava vivo e atento para explorar cada brecha. O Athletico abriu o placar aos 40 minutos, em lance isolado, mas o América voltou para o segundo tempo com personalidade. A melhor chance do Coelho foi aos 33 minutos, Rafa Silva apareceu livre após cruzamento de Kauã Diniz e por pouco não deixou tudo igual em Curitiba. Mesmo enfrentando um adversário pressionado pelo acesso e embalado pela torcida, o América se manteve competitivo, organizado e brigando até o último minuto. Mesmo com as tentativas americanas a partida terminou em 1 a 0 para os donos da casa.
23 de novembro de 2025
A New Four já é patrocinadora do clube e, na próxima partida – o jogo contra o Athletico-PR, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro –, entrará em campo com a marca estampada no patrocínio master da equipe. Especializada em suplementação natural, a empresa oferece um portfólio diversificado de produtos, que vai desde estimulantes pré-treino até opções de reposição de vitaminas. Desde que o vínculo entre América Futebol Clube e New Four foi firmado, em outubro deste ano, bons frutos foram colhidos – é o que destaca Marco Brito Jr., CEO da New Four: “É uma grande alegria estampar a nossa marca em uma posição privilegiada no uniforme de um dos principais clubes de Minas Gerais. Esse é mais um fruto de uma parceria que nos enche de orgulho. [...] É o último jogo da temporada, mas que seja apenas mais um capítulo de uma história que está dando muito certo.”  Bernard Romanelli, Diretor de Marketing e Negócios do América, ressaltou: “A New Four é uma parceira de ponta que está sempre ao nosso lado oferecendo apoio e produtos de excelência. A logo da marca estampando o patrocínio master no uniforme da equipe apenas confirma o protagonismo que essa parceria conquistou desde que foi firmada.” Ele também salientou o compromisso do América com marcas que prezam pelo sucesso do clube e caminham lado a lado na busca por esse objetivo. Com mais esse passo, América Futebol Clube e New Four reforçam uma parceria que combina visão de futuro, confiança e resultados. A presença da marca no patrocínio master simboliza não apenas o fortalecimento institucional entre as duas partes, mas também o compromisso conjunto de seguir construindo grandes conquistas dentro e fora de campo. A expectativa é de que essa união continue evoluindo e rendendo novos capítulos de sucesso nas próximas temporadas.