América supera estádio lotado e o Barcelona e está na fase de grupos da Copa Libertadores

Estevão Germano • 16 de março de 2022
América supera estádio lotado e o Barcelona e está na fase de grupos da Copa Libertadores
Jailson e Marquinhos Santos se emocionam com mais um feito histórico pelo América (Foto: Mourão Panda / América)

O América escreveu, na noite de terça-feira, 15 de março de 2022, mas um inesquecível capítulo em sua rica história. Depois de chegar às semifinais da Copa do Brasil em 2020, conquistar a permanência na Série A e a classificação para a Copa Libertadores em 2021, o Coelho continua a construir um dos melhores momentos de sua história e alcança a fase de grupos da Libertadores.

Assim como na 2ª fase da competição continental, a classificação americana aconteceu de forma dramática e na disputa de penalidades máximas. Após empatar por 0 a 0 contra o Barcelona-EQU na Arena Independência, o Coelho suportou a pressão de cerca de 50 mil torcedores no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, empatou novamente por 0 a 0 e triunfou por 5 a 4 na disputa de pênaltis.

Com mais uma classificação histórica, o Coelho agora se prepara para conhecer a sequência de sua jornada na Libertadores. No fim deste mês, a Conmebol realizará o sorteio dos grupos. Pela frente, o Coelho terá mais seis partidas e buscará uma nova façanha: chegar às oitavas de final da competição.

Antes disso, o time americano encerra a disputa da primeira fase do Campeonato Mineiro. Neste sábado, o Coelho recebe o Tombense-MG, às 16h30, no Independência.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o América buscando controlar o ímpeto inicial do Barcelona-EQU, que com seu estádio lotado, tentava impor uma pressão sobre o time americano. Nos primeiros minutos, as melhores oportunidades foram do time da casa. Em cobrança de falta direta pelo lado direito, o Barcelona-EQU teve sua melhor chance, mas Jailson fez grande defesa.

A partir dos 10 minutos, o América já equilibrou as ações e conseguiu trocar uma quantidade maior de passes, empurrando o time equatoriano para o seu campo de defesa. A primeira grande oportunidade americana aconteceu após lançamento do campo de defesa para Wellington Paulista, que inteligentemente escorou de peito para Everaldo, que estava livre dentro da área. Contudo, a arbitragem erroneamente marcou impedimento.

O Coelho conseguia encontrar espaços principalmente pelos lados do ataque, nos quais Everaldo e Pedrinho se infiltraram bem. A sequência do primeiro tempo seguiu equilibrada, com o América atacando e também suportando bem as investidas do Barcelona-EQU. Quando o time equatoriano finalizou, Jailson interviu com defesas e, assim, a primeira etapa encerrou-se com o placar zerado.

No segundo tempo, o América começou melhor que o Barcelona-EQU. Ainda mais firme na marcação, o Coelho roubou muitas bolas, mas acabou não conseguindo organizar um ataque fatal para abrir o placar. Com o passar do tempo, o Coelho mostrava-se cada vez mais seguro e se aproximava mais de sair na frente, porém alguns erros no último passe impediram chances mais perigosas para o goleiro do Barcelona-EQU.

O time da casa tentou ensaiar uma pressão, mas só teve uma oportunidade de perigo, quando o atacante do time equatoriano ganhou uma disputa pelo alto contra Maidana, aos 15 minutos, e finalizou de canhota; Jailson defendeu a queima-roupa e salvou o América.

As melhores oportunidades do América aconteceram em um cabeceio de Alê da grande área, aos 29 minutos, que passou rente à trave, e em um chute de longe de Zé Ricardo, que experimentou e obrigou o goleiro do Barcelona-EQU a se esticar para salvar seu time.

Nos minutos finais, o Coelho teve algumas chances após roubadas de bola, mas o Barcelona-EQU conseguiu se safar quando o time americano penetrou a área do adversário.

Com o placar zerado nos 180 minutos, a disputa pela vaga na fase de grupos foi para os pênaltis. O América foi perfeito, convertendo suas cinco cobranças. Igualmente perfeito, tanto no tempo normal quanto nas penalidades, Jailson defendeu a quarta cobrança do Barcelona-EQU. Coube a Juninho Valoura fechar a série com 100% de aproveitamento do time americano e colocar o Coelhão pela primeira vez entre os 32 melhores times da América Latina.


FICHA DO JOGO

Barcelona-EQU 0 (4) x (5) 0 América

Motivo: Copa Libertadores da América – Fase 3 (volta)
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (Equador)
Árbitro: Patricio Hernan Loustau (Conmebol/Argentina)
Auxiliares: Ezequiel Dario Brallovsky (Conmebol/Argentina) e Gabriel Alfredo Chade (Conmebol/Argentina)

Gols:
Cartões amarelos: Éder, Lucas Kal, Índio Ramírez (América) / A. Preciado, D. Díaz (Barcelona-EQU)

Pênaltis:
América: Wellington Paulista (gol), Iago Maidana (gol), Felipe Azevedo (gol), Índio Ramírez (gol) e Juninho Valoura (gol).
Barcelona-EQU: B. Piñatares (gol), B. Castillo (gol), E. Martínez (gol), L. Quiñónez (X) e D. Díaz (gol).

América
Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Índio Ramírez), Juninho (Juninho Valoura) e Alê (Zé Ricardo); Everaldo (Felipe Azevedo), Pedrinho (Germán Conti) e Wellington Paulista.

Técnico: Marquinhos Santos

Barcelona-EQU
J. Burrai; B. Castillo, C. Rodríguez, L. Sosa e L. Quiñónez; L. Souza (N. Molina), B. Piñatares e E. Martínez; E. Castillo (A. Preciado), G. Cortez (D. Díaz) e G. Mastriani (C. Gárces).

Técnico: Jorge Celico

Mais recentes

Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América apresentou à torcida e a imprensa a sua última contratação para a temporada de 2025. Trata-se de David da Hora, atacante de 25 anos, que chega para reforçar o elenco americano no encerramento da janela de transferências para a reta final do Campeonato Brasileiro. Revelado pelo Vitória, o jogador fez sua estreia com a camisa Americana, no empate frente à equipe do Operário, na Arena Independência, quando entrou aos 34 minutos da segunda etapa, substituindo o zagueiro Júlio César. “Cheguei treinando e graças a Deus indo para o jogo. Pude ter os meus primeiros minutos com a Camisa do América, e pude sentir o clima da torcida. (...) O grupo me acolheu muito bem e isso me deixou muito feliz”, afirmou em entrevista coletiva. Com 1,79 cm e 71 quilos, Da Hora, vem para ser uma alternativa de velocidade para o técnico Alberto Valentim. O atleta chega por empréstimo junto ao Coritiba, tendo atuado por último pela equipe do CRB. Seu vínculo com o América vai até o final da atual temporada.
Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América fará na partida marcada para Arena Independência, no próximo domingo (21), às 16h, frente à equipe do Coritiba, uma promoção de ingressos com objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os Sócios Onda Verde e torcedores que comprarem ingresso, ganharão o segundo para incentivar a ida de um amigo ao jogo. Intitulada de “Leve Um Amigo ao Indepa”, o propósito da ação é jogar luz a um problema que aflige todas as camadas da nossa sociedade. Porém, evidenciando que o futebol enquanto esporte e entretenimento, deve se ocupar com discussões de interesses público e social. A promoção ocorrerá no seguinte formato: os sócios Onda Verde nas categorias Americano e VIP, além do acesso automático, também terão acesso ao segundo ingresso de forma gratuita. Para esta partida, Sócio Bala terá 30% de desconto na compra do primeiro bilhete, podendo resgatar o segundo gratuitamente. Torcedores não sócios, também serão contemplados. No entanto, para terem acesso a outro ingresso gratuito, deverão efetuar a compra do primeiro, normalmente. Para que o torcedor tenha acesso ao segundo ingresso, será necessário selecionar a opção “Ingresso Amigo – CVV 188” . O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma instituição sem fins lucrativos, que há 63 anos vem desempenhando um papel de destaque, oferecendo apoio emocional e psicológico a pessoas que se encontram em um quadro crítico de pensamento suicida. O atendimento pode ser feito discando 188 ou pelos diversos canais de acompanhamento, como chat, e-mail ou até mesmo, de forma presencial. Esta será a primeira, dentro de uma série de ações que estão previstas para serem desenvolvidas pelo clube neste mês de setembro, e que ocorrerão, dentro e fora de campo. Para a partida diante do Coritiba, a camisa de jogo também trará alterações focadas na Campanha Setembro Amarelo. Cadastramento facial e vinculação ao CPF Desde junho, o acesso à Arena Independência é feito somente por meio do reconhecimento facial, obrigando o torcedor que queira acompanhar os jogos do Coelhão a ter seus dados biométricos cadastrados no sistema do clube. O CPF do favorecido também precisa estar vinculado ao ingresso, as ações podem ser executadas facilmente por meio do site socioondaverde.com.br .
Por Clara Fonseca 14 de setembro de 2025
Na tarde deste domingo (14), no CT Lanna Drumond, a equipe Sub-20 do América venceu o Athletic, por 3 a 0, em duelo da quarta rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o DNA Formador soma oito pontos na tabela da competição, com duas vitórias e dois empates. Na próxima rodada, o Coelho disputa o clássico contra o Atlético, dia 27 de setembro (sábado), às 16 horas, no Sesc Venda Nova. O jogo No primeiro tempo, o América teve controle da posse de bola e das ações ofensivas da partida. Aos sete minutos, Ariel recebeu bom passe de Kaíque Zizero e a finalização passou raspando na trave. Pouco depois, Júlio construi boa jogada para deixar Zizero cara a cara com o goleiro. O defensor da equipe visitante cometeu falta e a arbitragem marcou pênalti. Jhonatan se preparou para a cobrança e abriu o marcador. O América ainda teve chance de ampliar quando Kauan Cristtyan chutou com perigo em direção ao gol, mas a bola bateu na defesa. Já nos acréscimos, aos 49, Otávio recebeu de fora da área e finalizou no alvo para ampliar o placar. Na segunda etapa, o América concentrou o jogo no meio de campo e fortaleceu a defesa. Ainda assim, o time teve novas chances de finalização. Otávio, na entrada da grande área, tentou outra finalização, mas a bola saiu pela linha de fundo. Novamente nos acréscimos, Gustavo Corrêa conduziu pelo lado esquerdo e chutou forte para marcar o terceiro do América. América 3 x 0 Athletic América: Lecce; Arthur Yan (Kappel), Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio e Júlio (Luiz Felipe); Jhonatan Lima (Kayky), Zizero (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Karlos Samuel) e Ariel (Cauê Araújo). Gols: Jhonatan Lima (15'), Otávio (49') e Gustavo Corrêa (46') Cartão amarelo: Júlio