América supera estádio lotado e o Barcelona e está na fase de grupos da Copa Libertadores

Estevão Germano • 16 de março de 2022
América supera estádio lotado e o Barcelona e está na fase de grupos da Copa Libertadores
Jailson e Marquinhos Santos se emocionam com mais um feito histórico pelo América (Foto: Mourão Panda / América)

O América escreveu, na noite de terça-feira, 15 de março de 2022, mas um inesquecível capítulo em sua rica história. Depois de chegar às semifinais da Copa do Brasil em 2020, conquistar a permanência na Série A e a classificação para a Copa Libertadores em 2021, o Coelho continua a construir um dos melhores momentos de sua história e alcança a fase de grupos da Libertadores.

Assim como na 2ª fase da competição continental, a classificação americana aconteceu de forma dramática e na disputa de penalidades máximas. Após empatar por 0 a 0 contra o Barcelona-EQU na Arena Independência, o Coelho suportou a pressão de cerca de 50 mil torcedores no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, empatou novamente por 0 a 0 e triunfou por 5 a 4 na disputa de pênaltis.

Com mais uma classificação histórica, o Coelho agora se prepara para conhecer a sequência de sua jornada na Libertadores. No fim deste mês, a Conmebol realizará o sorteio dos grupos. Pela frente, o Coelho terá mais seis partidas e buscará uma nova façanha: chegar às oitavas de final da competição.

Antes disso, o time americano encerra a disputa da primeira fase do Campeonato Mineiro. Neste sábado, o Coelho recebe o Tombense-MG, às 16h30, no Independência.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o América buscando controlar o ímpeto inicial do Barcelona-EQU, que com seu estádio lotado, tentava impor uma pressão sobre o time americano. Nos primeiros minutos, as melhores oportunidades foram do time da casa. Em cobrança de falta direta pelo lado direito, o Barcelona-EQU teve sua melhor chance, mas Jailson fez grande defesa.

A partir dos 10 minutos, o América já equilibrou as ações e conseguiu trocar uma quantidade maior de passes, empurrando o time equatoriano para o seu campo de defesa. A primeira grande oportunidade americana aconteceu após lançamento do campo de defesa para Wellington Paulista, que inteligentemente escorou de peito para Everaldo, que estava livre dentro da área. Contudo, a arbitragem erroneamente marcou impedimento.

O Coelho conseguia encontrar espaços principalmente pelos lados do ataque, nos quais Everaldo e Pedrinho se infiltraram bem. A sequência do primeiro tempo seguiu equilibrada, com o América atacando e também suportando bem as investidas do Barcelona-EQU. Quando o time equatoriano finalizou, Jailson interviu com defesas e, assim, a primeira etapa encerrou-se com o placar zerado.

No segundo tempo, o América começou melhor que o Barcelona-EQU. Ainda mais firme na marcação, o Coelho roubou muitas bolas, mas acabou não conseguindo organizar um ataque fatal para abrir o placar. Com o passar do tempo, o Coelho mostrava-se cada vez mais seguro e se aproximava mais de sair na frente, porém alguns erros no último passe impediram chances mais perigosas para o goleiro do Barcelona-EQU.

O time da casa tentou ensaiar uma pressão, mas só teve uma oportunidade de perigo, quando o atacante do time equatoriano ganhou uma disputa pelo alto contra Maidana, aos 15 minutos, e finalizou de canhota; Jailson defendeu a queima-roupa e salvou o América.

As melhores oportunidades do América aconteceram em um cabeceio de Alê da grande área, aos 29 minutos, que passou rente à trave, e em um chute de longe de Zé Ricardo, que experimentou e obrigou o goleiro do Barcelona-EQU a se esticar para salvar seu time.

Nos minutos finais, o Coelho teve algumas chances após roubadas de bola, mas o Barcelona-EQU conseguiu se safar quando o time americano penetrou a área do adversário.

Com o placar zerado nos 180 minutos, a disputa pela vaga na fase de grupos foi para os pênaltis. O América foi perfeito, convertendo suas cinco cobranças. Igualmente perfeito, tanto no tempo normal quanto nas penalidades, Jailson defendeu a quarta cobrança do Barcelona-EQU. Coube a Juninho Valoura fechar a série com 100% de aproveitamento do time americano e colocar o Coelhão pela primeira vez entre os 32 melhores times da América Latina.


FICHA DO JOGO

Barcelona-EQU 0 (4) x (5) 0 América

Motivo: Copa Libertadores da América – Fase 3 (volta)
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (Equador)
Árbitro: Patricio Hernan Loustau (Conmebol/Argentina)
Auxiliares: Ezequiel Dario Brallovsky (Conmebol/Argentina) e Gabriel Alfredo Chade (Conmebol/Argentina)

Gols:
Cartões amarelos: Éder, Lucas Kal, Índio Ramírez (América) / A. Preciado, D. Díaz (Barcelona-EQU)

Pênaltis:
América: Wellington Paulista (gol), Iago Maidana (gol), Felipe Azevedo (gol), Índio Ramírez (gol) e Juninho Valoura (gol).
Barcelona-EQU: B. Piñatares (gol), B. Castillo (gol), E. Martínez (gol), L. Quiñónez (X) e D. Díaz (gol).

América
Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal (Índio Ramírez), Juninho (Juninho Valoura) e Alê (Zé Ricardo); Everaldo (Felipe Azevedo), Pedrinho (Germán Conti) e Wellington Paulista.

Técnico: Marquinhos Santos

Barcelona-EQU
J. Burrai; B. Castillo, C. Rodríguez, L. Sosa e L. Quiñónez; L. Souza (N. Molina), B. Piñatares e E. Martínez; E. Castillo (A. Preciado), G. Cortez (D. Díaz) e G. Mastriani (C. Gárces).

Técnico: Jorge Celico

Mais recentes

1 de novembro de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
31 de outubro de 2025
Já está à venda o novo manto do América, criado em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A camisa é all black e traz diversas referências à cultura afro, entre elas o Selo Consciência Negra na barra e o patch especial “Respeito”. Além disso, é confeccionada em tecido jacquard, com uma estampa exclusiva que valoriza a data, gola e bainha personalizadas e o escudo do América em 3D. “Cada detalhe dessa camisa foi pensado para contar uma história de orgulho e representatividade. Inspirada em símbolos africanos e na força do povo negro, essa criação celebra a ancestralidade e a diversidade que fazem parte da essência da cultura afro-brasileira”, destacou a Volt Sport, fornecedora de material esportivo do Coelhão desde 2021. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão. O América Futebol Clube reconhece a importância dessa data e, por meio dessa camisa, reforça seu compromisso na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. O diretor de Marketing e Negócios do clube, Bernard Romanelli, também comentou sobre o novo manto do Coelhão: “Mais do que uma camisa, este é um símbolo de respeito, orgulho e representatividade. Com esse uniforme, o nosso clube celebra o Dia da Consciência Negra, reforçando o compromisso de valorizar a história, a cultura e a força que moldam o futebol e o nosso país.” Essa camisa é uma edição limitada e já está à venda na loja oficial do América e pelo site www.loja.americamineiro.com.br . Adquira a sua e vista essa causa você também!
30 de outubro de 2025
O Futebol dos Sócios MC Games 2025 vai acontecer no dia 6 de dezembro na Arena Independência e as inscrições ficarão abertas entre os dias 5 e 24 de novembro. A expectativa é reunir mais de 500 pessoas e, nos bastidores, os preparativos estão a todo o vapor para oferecer mais uma experiência que vai ficar na memória do Sócio Onda Verde. Nas edições anteriores, o evento foi um sucesso e quem participou ainda guarda na memória os momentos especiais vividos dentro e fora de campo. Cenita Rodrigues, sócia Onda Verde, falou sobre o Futebol dos Sócios de 2024: “ano passado foi muito bacana, foi muito divertido ver os amigos no tapetão dividindo bola”. Ela ainda destacou que para este ano as expectativas estão altas e confirmou que vai ser uma das pessoas que estarão presentes. “Esse ano a expectativa é grande [...] e eu estarei lá marcando presença”, disse a torcedora. O Futebol dos Sócios é um evento anual que tradicionalmente acontece em dezembro, na Arena Independência. Nessa data especial, os Sócios Onda Verde têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única: conhecer os bastidores do Independência, jogar no gramado que foi palco de grandes momentos da história do América, desfrutar da presença do Coelhão e compartilhar esse sentimento de paixão com outros torcedores. Tudo isso em um ambiente descontraído, com open bar e open food. Para participar é necessário ser Sócio Onde Verde das categorias Americano, VIP e/ou Kids e estar adimplente. Vale ressaltar que só poderão entrar no evento, sócios que estiveram ativos de agosto a dezembro, e que o acesso é restrito ao sócio titular, sem direito a acompanhante. Você pode ler o regulamento completo aqui. Fique atento aos prazos, faça a sua inscrição e venha viver momentos inesquecíveis ao lado do Coelhão no Futebol dos Sócios MC Games 2025.