Pelo Mineiro, América é superado pelo Villa Nova

Tereza Rebello Horta • 5 de março de 2022
Pelo Mineiro, América é superado pelo Villa Nova
Com o resultado, o Coelho segue na 5ª colocação (Foto: Mourão Panda / América)

Jogando com os reservas, o América mostrou força de vontade, mas foi superado pelo Villa Nova-MG. Foi um primeiro tempo de igualdade, na Arena Independência. Porém, na segunda etapa, o time americano acabou levando o único gol da partida. 

Com o resultado, a equipe americana segue em 5º lugar, com 14 pontos. Para chegar às semifinais do Estadual, o time precisa da vitória nas próximas rodadas. 

O Jogo

O América levou a campo uma formação com os reservas. Antes da bola rolar, o Clube promoveu uma ação antecipada em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Onze Spartanas entraram em campo segurando uma placa com os dizeres: “Para o #DiaInternacionalDasMulheres, não desejamos flores. Nós escolhemos o futebol! #EquidadeDeGênero”, e jogaram bolas para a torcida. Além disso, os jogadores do Coelhão exibiam uma camisa que dizia “Spartanas apoiamos a escolha de vocês”. 

Foi um primeiro tempo morno na Arena Independência. As equipes iniciaram a partida se estudando muito, e nas poucas invadidas a área, o América prevaleceu. A melhor chance de abrir o marcador veio aos 28 minutos, em um chute de Rodolfo, que acabou com a defesa do goleiro em dois tempos. Aos 33, uma ótima defesa Airton garantiu o fim da etapa inicial na Arena com o marcador zerado.

Na volta do intervalo, Marquinhos Santos promoveu duas alterações no meio de campo com a entrada de Juninho Valoura e Gustavinho. Durante a maior parte do tempo, o Coelho ficava com a bola e trocava passes no campo de defesa na busca por espaço para infiltrar. Entretanto, aos 24 minutos, o meia adversário chutou, a bola resvalou no zagueiro Conti e Airton não conseguiu chegar a tempo de impedir o gol. A equipe americana continuou pressionando até os minutos finais, mas o resultado permaneceu igual.

FICHA DO JOGO

América 0x1 Villa Nova-MG

Motivo: Campeonato Mineiro – Rodada 9

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento

Auxiliares: Ricardo Junio de Souza e Magno Arantes Lira

Gol : Gustavo Crecci

Cartões amarelos: Rodriguinho, Zé Ricardo, Matheusinho (América); Gustavo Crecci, Kadu, Lucas Hipólito (Villa Nova)

América

Airton; Raúl Cáceres (Arthur), Germán Conti, Gustavo Marques e João Paulo; Zé Ricardo (Juninho Valoura),  Rodriguinho e Índio Ramírez (Gustavinho); Kawê (Henrique Almeida), Matheusinho e Rodolfo (Adyson).

Técnico: Marquinhos Santos.

Villa Nova-MG

Glaycon; Danilo Belão, Diego Landis, Kadu, Hipólito, Wesley, Leandro Salino, Gustavo Crecci, Branquinho, Renan Mota e Thiago Mosquito.

Técnico: Cícero Júnior.

Mais recentes

3 de agosto de 2025
O América Futebol Clube informa que o técnico Enderson Moreira não é mais o treinador do Clube. O auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores, o preparador físico Gerson Rocha, o preparador de goleiros Ailton Serafim e o analista de desempenho Victor Flores também deixam o Coelhão. O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus futuros desafios.
3 de agosto de 2025
Na noite deste sábado (02), o América enfrentou o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, pela 20 rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe americana foi superada, por 2 a 1, pelos donos da casa. O JOGO A partida começou com o América pressionando e buscando chegar com perigo até a área adversária. Aos 04 minutos, Dubgod bateu falta com muito perigo, a bola passou raspando pela lateral. Aos 15 minutos, outra boa chegada do Coelho, em tabelinha na área com Stênio e W.Dubgod. Stênio sofreu o desarme no momento do cruzamento para a área. Aos 19 minutos, o adversário marcou. Mesmo com desvantagem no placar, o América manteve a raça e garra para ir em busca da virada na Arena Nicnet.  Aos 34 minutos do primeiro tempo, Dubgod cruza para a área, a zaga adversária afasta e a bola sobra para Stênio que escora para Miguelito mandar para o fundo das redes, deixando tudo igual no placar. Na segunda etapa, o América buscava espaços para ampliar a vantagem em Ribeirão Preto. Aos 20 minutos a arbitragem marcou penalidade máxima em favor do Coelho. W.Dubgod foi para a cobrança, entretanto, o goleiro defendeu. Aos 23 minutos outro pênalti marcado, desta vez para o adversário, que converteu. A partida terminou em 2 a 1 para os donos da casa. CALENDÁRIO O América enfrenta o Remo no sábado (09), às 16h, na Arena Independência.
Por Moisés Elias 2 de agosto de 2025
A última terça-feira (29), foi marcada pela comemoração dos dez anos da retomada do futebol feminino pelo América. Há uma década, o primeiro elenco das Spartanas era apresentado com grande expectativa no CT Lanna Drumond, pelo presidente Alencar da Silveira Jr. Naquela temporada, o futebol feminino voltava a ser fomentado pelo Coelhão após 33 anos de sua dissolução, que ocorreu logo depois da campanha do vice-campeonato mineiro de 1983. A retomada da categoria dentro do América aconteceu de forma voluntária, antes mesmo da obrigatoriedade imposta pela CONMEBOL e pela CBF, que começou a valer somente em 2019. Obrigando todos os times das série A do Campeonato Brasileiro e participantes de competições sul-americanas à manutenção de uma equipe feminina. “O América sempre acreditou no futebol feminino. Prova disso é nosso movimento de implementação da categoria, muito antes de se tornar obrigatória. Temos procurado dar totais condições para que nossas atletas desenvolvam seu trabalho e, consequentemente, obtenham os resultados. Sabemos que há muito ainda a ser feito, mas temos certeza de que seguimos na trajetória correta e, que, em breve, novos títulos virão”,enfatizou Dower Araújo, diretor presidente. Vale salientar, que a prática do esporte por parte das mulheres foi proibida no Brasil por 38 anos, entre os anos de 1941 e 1979, por decreto de lei assinado pelo então presidente da república, Getúlio Vargas, sob a “alegação de ser incompatível com a natureza feminina”. Com a revogação do decreto em 1979, já no início da década de 1980, sob a vanguarda do América e outras equipes, surgem as primeiras equipes de futebol feminino, buscando o rompimento com o preconceito e o sexismo que imperava naquela época. A Spartanas Nesses dez anos, a equipe feminina tem evoluído a cada temporada, obtendo marcas importantes e conquistando títulos, como o tricampeonato mineiro em 2016, 2017 e 2018, que aconteceu pouco depois de sua recriação. Além do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro da categoria, em 2023, quando chegou até a fase de semifinal. Recentemente, foi dado mais um passo no quesito preparação, o CT de Santa Luzia passou a ser local exclusivo para treinamento das Spartanas, que tem passado por melhorias contínuas para que a equipe possa performar em busca de novas conquistas para a Nação Americana. Nesta temporada o elenco comandado pelo técnico Jorge Victor ainda terá a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro pela frente. Na competição de mata-mata, as Meninas do Coelho irão enfrentar o Santos na próxima quarta-feira (06), em partida válida pela terceira fase do certame nacional. O Campeonato Mineiro terá seu início em 20 de setembro, ainda sem confrontos definidos.