Em uma virada histórica, América se classifica para a próxima fase da Libertadores

Tereza Rebello Horta • 3 de março de 2022
Em uma virada histórica, América se classifica para a próxima fase da Libertadores
Aos 46 minutos do segundo tempo, Pedrinho anotou o gol da prorrogação (Foto: Mourão Panda / América)

UM MILAGRE EM ASSUNÇÃO! O América conquistou uma grande vitória, na noite desta quarta, jogando fora de casa. Com muita raça e chutes precisos ao gol, o Coelho reverteu a vantagem construída pelo adversário e consagrou a classificação para a próxima fase da Libertadores. A decisão terminou com o placar agregado de 3 a 3, e na sequência, a disputa segue para os pênaltis. Com 5 chutes certeiros e uma defesa precisa de Jailson, o Coelho garantiu sua passagem para a Fase 3 da competição.

O Jogo

A partida começou com boa movimentação da equipe americana, conseguindo trabalhar bem a bola no meio de campo e criar boas jogadas no campo de ataque. Entretanto, foi a equipe paraguaia que levou a melhor. Aos 13 minutos, o lateral Benítez é derrubado por Éder e Fernando Fernández converte a cobrança. Dois minutos depois, em uma cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Cáceres testou no ângulo e ampliou o marcador para o Guaraní. 

No decorrer da etapa inicial, o América continuou pressionando os donos da casa, mas encontrou dificuldade para furar a marcação e finalizar ao gol. As melhores chances da equipe americana surgiram nos últimos minutos com uma cobrança de falta de Patric e um rebote de Marlon.

A equipe americana voltou do intervalo querendo reverter o placar desfavorável. A entrada do atacante Pedrinho, nos minutos finais da etapa inicial, garantiu um jogo ainda mais movimentado na segunda etapa. E a reação americana começou cedo!  Aos 13 minutos, em uma jogada que começou em uma cobrança de falta, Wellington Paulista balançou as redes. Aos 29, o dono da camisa 7 anotou o seu novamente. O América não parou de acreditar! E já nos acréscimos, em um rebote do goleiro adversário, Pedrinho não desperdiçou o chute e garantiu a prorrogação para os pênaltis.  

Nos pênaltis, o América se classificou por 5 a 4. Seguimos na competição!

FICHA DO JOGO

Guaraní-PAR (4) 2×3 (5) América

Motivo: Conmebol Libertadores – Fase 2

Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)

Árbitro: Facundo Tello – Argentina

Auxiliares: Facundo Rodriguez e Maximiliano del Yesso – Argentina

Gols : Marcos Cáceres, Fernando Fernández (Guaraní); Wellington Paulista (2x) e Pedrinho (América)

Cartões amarelos: Felipe Azevedo, Éder, Iago Maidana (América); Julio González, Jorge Mendoza, Roberto Fernández, Rodi Ferreira (Guaraní)

Guaraní-PAR

Devis Vásquez; Julio González, Marcos Cáceres, Roberto Fernández e Guillermo Benítez; Marcelo Gonzáles, Jorge Mendoza, Rodrigo Fernández e Josué Colmán; Fernando Fernández e Walter Ortiz.

Técnico: Fernando Jubero

América

Jailson; Patric, Éder (Everaldo), Maidana e Marlon (Rodolfo); Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo (Pedrinho), Matheusinho (Henrique Almeida) e Wellington Paulista.

Técnico: Marquinhos Santos.

Mais recentes

4 de novembro de 2025
Na noite desta segunda-feira (03), o América enfrentou o Novorizontino na Arena Independência, em duelo válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de W.Dubgod e Miguelito, o Coelho empatou com a equipe visitante, por 2 a 2. O JOGO Empurrado pela torcida, o América iniciou a partida com intensidade, tentando furar a marcação fechada do adversário. A primeira boa chegada veio aos 18 minutos, quando W. Dubgod arriscou de fora da área e levou perigo ao gol adversário. Aos 28 minutos, o Novorizontino abriu o placar, mas o gol não abalou o espírito do Coelho. A equipe seguiu firme, pressionando e buscando espaços. Aos 33, Titi Ortiz cobrou escanteio na primeira trave, e Dubgod quase igualou de cabeça. A insistência americana foi recompensada já nos acréscimos. Aos 49 minutos, W. Dubgod so ltou a bomba de fora da área o goleiro adversário não conseguiu segurar e a bola morreu no fundo da rede. Gol de raça e oportunismo do nosso camisa 9! Com o empate, o América voltou para o segundo tempo determinado a virar o placar. O time manteve o domínio das ações e criou boas oportunidades. A recompensa veio aos 43 minutos: em bela tabelinha com Rafa Silva, Miguelito mostrou categoria e colocou o Coelho na frente, para delírio da Nação Americana presente no Indepa. Nos minutos finais, o adversário conseguiu empatar, e a partida terminou em 2 a 2. CALENDÁRIO O Coelho volta a campo na próxima segunda (10), quando enfrenta a Chapecoense, Na Arena Condó, em Chapecó.
1 de novembro de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
31 de outubro de 2025
Já está à venda o novo manto do América, criado em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A camisa é all black e traz diversas referências à cultura afro, entre elas o Selo Consciência Negra na barra e o patch especial “Respeito”. Além disso, é confeccionada em tecido jacquard, com uma estampa exclusiva que valoriza a data, gola e bainha personalizadas e o escudo do América em 3D. “Cada detalhe dessa camisa foi pensado para contar uma história de orgulho e representatividade. Inspirada em símbolos africanos e na força do povo negro, essa criação celebra a ancestralidade e a diversidade que fazem parte da essência da cultura afro-brasileira”, destacou a Volt Sport, fornecedora de material esportivo do Coelhão desde 2021. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão. O América Futebol Clube reconhece a importância dessa data e, por meio dessa camisa, reforça seu compromisso na luta contra o racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. O diretor de Marketing e Negócios do clube, Bernard Romanelli, também comentou sobre o novo manto do Coelhão: “Mais do que uma camisa, este é um símbolo de respeito, orgulho e representatividade. Com esse uniforme, o nosso clube celebra o Dia da Consciência Negra, reforçando o compromisso de valorizar a história, a cultura e a força que moldam o futebol e o nosso país.” Essa camisa é uma edição limitada e já está à venda na loja oficial do América e pelo site www.loja.americamineiro.com.br . Adquira a sua e vista essa causa você também!