Em uma virada histórica, América se classifica para a próxima fase da Libertadores

Tereza Rebello Horta • 3 de março de 2022
Em uma virada histórica, América se classifica para a próxima fase da Libertadores
Aos 46 minutos do segundo tempo, Pedrinho anotou o gol da prorrogação (Foto: Mourão Panda / América)

UM MILAGRE EM ASSUNÇÃO! O América conquistou uma grande vitória, na noite desta quarta, jogando fora de casa. Com muita raça e chutes precisos ao gol, o Coelho reverteu a vantagem construída pelo adversário e consagrou a classificação para a próxima fase da Libertadores. A decisão terminou com o placar agregado de 3 a 3, e na sequência, a disputa segue para os pênaltis. Com 5 chutes certeiros e uma defesa precisa de Jailson, o Coelho garantiu sua passagem para a Fase 3 da competição.

O Jogo

A partida começou com boa movimentação da equipe americana, conseguindo trabalhar bem a bola no meio de campo e criar boas jogadas no campo de ataque. Entretanto, foi a equipe paraguaia que levou a melhor. Aos 13 minutos, o lateral Benítez é derrubado por Éder e Fernando Fernández converte a cobrança. Dois minutos depois, em uma cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Cáceres testou no ângulo e ampliou o marcador para o Guaraní. 

No decorrer da etapa inicial, o América continuou pressionando os donos da casa, mas encontrou dificuldade para furar a marcação e finalizar ao gol. As melhores chances da equipe americana surgiram nos últimos minutos com uma cobrança de falta de Patric e um rebote de Marlon.

A equipe americana voltou do intervalo querendo reverter o placar desfavorável. A entrada do atacante Pedrinho, nos minutos finais da etapa inicial, garantiu um jogo ainda mais movimentado na segunda etapa. E a reação americana começou cedo!  Aos 13 minutos, em uma jogada que começou em uma cobrança de falta, Wellington Paulista balançou as redes. Aos 29, o dono da camisa 7 anotou o seu novamente. O América não parou de acreditar! E já nos acréscimos, em um rebote do goleiro adversário, Pedrinho não desperdiçou o chute e garantiu a prorrogação para os pênaltis.  

Nos pênaltis, o América se classificou por 5 a 4. Seguimos na competição!

FICHA DO JOGO

Guaraní-PAR (4) 2×3 (5) América

Motivo: Conmebol Libertadores – Fase 2

Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)

Árbitro: Facundo Tello – Argentina

Auxiliares: Facundo Rodriguez e Maximiliano del Yesso – Argentina

Gols : Marcos Cáceres, Fernando Fernández (Guaraní); Wellington Paulista (2x) e Pedrinho (América)

Cartões amarelos: Felipe Azevedo, Éder, Iago Maidana (América); Julio González, Jorge Mendoza, Roberto Fernández, Rodi Ferreira (Guaraní)

Guaraní-PAR

Devis Vásquez; Julio González, Marcos Cáceres, Roberto Fernández e Guillermo Benítez; Marcelo Gonzáles, Jorge Mendoza, Rodrigo Fernández e Josué Colmán; Fernando Fernández e Walter Ortiz.

Técnico: Fernando Jubero

América

Jailson; Patric, Éder (Everaldo), Maidana e Marlon (Rodolfo); Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo (Pedrinho), Matheusinho (Henrique Almeida) e Wellington Paulista.

Técnico: Marquinhos Santos.

Mais recentes

18 de dezembro de 2025
O América acertou a compra em definitivo do goleiro Gustavo. O atleta, que atuou no América em 2025 por empréstimo junto ao Juventude, agora é do Coelhão, com contrato válido até 31 de dezembro de 2027. Gustavo chegou ao América em agosto deste ano e participou ativamente da campanha do Coelhão no returno do Campeonato Brasileiro, com 14 jogos disputados. O goleiro de 32 anos estreou pelo América na vitória contra o Avaí, em jogo válido pela 24° rodada do Brasileirão, na Arena Independência. Agora com contrato definitivo com o Coelhão, Gustavo se prepara para usar a armadura Americana por mais duas temporadas.
16 de dezembro de 2025
O América já conhece as datas e horários dos jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O D NA Formador está no Grupo 10, com sede em Ribeirão Preto e estreia contra o Noroeste-SP, dia 3 de janeiro (sábado), às 20h15. Confira: 3 de janeiro, 20h15 - Noroeste-SP x América 6 de janeiro, 20h15 - Atlético-PI x América 9 de janeiro, 20h15 - Comercial x América
15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.