Em uma virada histórica, América se classifica para a próxima fase da Libertadores

Tereza Rebello Horta • 3 de março de 2022
Em uma virada histórica, América se classifica para a próxima fase da Libertadores
Aos 46 minutos do segundo tempo, Pedrinho anotou o gol da prorrogação (Foto: Mourão Panda / América)

UM MILAGRE EM ASSUNÇÃO! O América conquistou uma grande vitória, na noite desta quarta, jogando fora de casa. Com muita raça e chutes precisos ao gol, o Coelho reverteu a vantagem construída pelo adversário e consagrou a classificação para a próxima fase da Libertadores. A decisão terminou com o placar agregado de 3 a 3, e na sequência, a disputa segue para os pênaltis. Com 5 chutes certeiros e uma defesa precisa de Jailson, o Coelho garantiu sua passagem para a Fase 3 da competição.

O Jogo

A partida começou com boa movimentação da equipe americana, conseguindo trabalhar bem a bola no meio de campo e criar boas jogadas no campo de ataque. Entretanto, foi a equipe paraguaia que levou a melhor. Aos 13 minutos, o lateral Benítez é derrubado por Éder e Fernando Fernández converte a cobrança. Dois minutos depois, em uma cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Cáceres testou no ângulo e ampliou o marcador para o Guaraní. 

No decorrer da etapa inicial, o América continuou pressionando os donos da casa, mas encontrou dificuldade para furar a marcação e finalizar ao gol. As melhores chances da equipe americana surgiram nos últimos minutos com uma cobrança de falta de Patric e um rebote de Marlon.

A equipe americana voltou do intervalo querendo reverter o placar desfavorável. A entrada do atacante Pedrinho, nos minutos finais da etapa inicial, garantiu um jogo ainda mais movimentado na segunda etapa. E a reação americana começou cedo!  Aos 13 minutos, em uma jogada que começou em uma cobrança de falta, Wellington Paulista balançou as redes. Aos 29, o dono da camisa 7 anotou o seu novamente. O América não parou de acreditar! E já nos acréscimos, em um rebote do goleiro adversário, Pedrinho não desperdiçou o chute e garantiu a prorrogação para os pênaltis.  

Nos pênaltis, o América se classificou por 5 a 4. Seguimos na competição!

FICHA DO JOGO

Guaraní-PAR (4) 2×3 (5) América

Motivo: Conmebol Libertadores – Fase 2

Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)

Árbitro: Facundo Tello – Argentina

Auxiliares: Facundo Rodriguez e Maximiliano del Yesso – Argentina

Gols : Marcos Cáceres, Fernando Fernández (Guaraní); Wellington Paulista (2x) e Pedrinho (América)

Cartões amarelos: Felipe Azevedo, Éder, Iago Maidana (América); Julio González, Jorge Mendoza, Roberto Fernández, Rodi Ferreira (Guaraní)

Guaraní-PAR

Devis Vásquez; Julio González, Marcos Cáceres, Roberto Fernández e Guillermo Benítez; Marcelo Gonzáles, Jorge Mendoza, Rodrigo Fernández e Josué Colmán; Fernando Fernández e Walter Ortiz.

Técnico: Fernando Jubero

América

Jailson; Patric, Éder (Everaldo), Maidana e Marlon (Rodolfo); Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo (Pedrinho), Matheusinho (Henrique Almeida) e Wellington Paulista.

Técnico: Marquinhos Santos.

Mais recentes

5 de agosto de 2025
O América oficializou a chegada de Paulo Assis, 42 anos, como o novo Diretor Executivo de Futebol do Clube. O profissional retorna ao Coelho para sua segunda passagem, agora assumindo o futebol. Com experiência no universo da gestão esportiva, Paulo Assis já integrou a equipe administrativa do América em 2014, quando ocupou o cargo de Diretor de Administração e Finanças. Depois assumi a Superintendência Geral do Clube, função que exerceu até julho de 2020. Durante esse período, contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da governança e dos processos internos da instituição. Fora do América, Paulo também construiu uma trajetória sólida no futebol brasileiro. Atuou em cargos executivos no Cruzeiro e no Londrina, além de integrar a equipe da Playmakers Sports Business, empresa especializada em soluções estratégicas para o mercado esportivo.
4 de agosto de 2025
O América Futebol Clube comunica a saída do Diretor de Futebol Fred Cascardo. O profissional chegou ao Coelhão em 2019, liderando a reformulação das categorias de base. Em 2022, assumiu a Direção de Futebol Profissional, quando o Clube disputou a Copa Libertadores e no ano seguinte a Copa Sul-Americana. O América agradece ao profissional e deseja sucesso na sequência da carreira.
3 de agosto de 2025
O América Futebol Clube informa que o técnico Enderson Moreira não é mais o treinador do Clube. O auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores, o preparador físico Gerson Rocha, o preparador de goleiros Ailton Serafim e o analista de desempenho Victor Flores também deixam o Coelhão. O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus futuros desafios.