América aplica tecnologia BeatsCode para gestão do futebol e colhe frutos

Assessoria América Mineiro • 18 de fevereiro de 2022
América aplica tecnologia BeatsCode para gestão do futebol e colhe frutos
Rafael Diniz, gerente de futebol do América, usa o aplicativo diariamente – Foto: Mourão Panda / AFC

A inovação é um dos elementos presentes no planejamento do América para se tornar cada vez mais forte. Por isso, um software como o BeatsCode, que permite a fusão entre tecnologia e futebol, tem contribuído bastante com essa meta.

O Clube utiliza a plataforma para a gestão do futebol profissional e tem colhido frutos importantes, como destaca o gerente de futebol Rafael Diniz.

“Quando fomos apresentados ao sistema BeatsCode, ficamos satisfeitos em encontrar soluções para questões do Clube que não tínhamos de maneira tão ampla. Foram situações de organização, implementação, conservação de dados e desenvolvimento de áreas. Decidimos trazer para o América e deu muito certo”, disse.

Na parceria com a startup, o América está em fase de implementação e tem acesso a uma parte dos módulos em gestão. Porém, com o tempo, o gestor espera utilizar mais ferramentas e ir além do módulo dos contratos dos atletas, metas estipuladas para cada jogador, estatísticas e logística para viagens.

“O atleta tem na palma da mão todas as informações da viagem, o que antes era passado pelo WhatsApp. A sequência é ter mais módulos em 2022”, completa Rafael.

Trabalho integrado

Dentre as vantagens do BeatsCode, Rafael Diniz aposta na integração de dados como carro-chefe do aplicativo de gestão no futebol.

“A longo prazo é a compilação de dados como grande diferença, pois consultamos registro, histórico e observações que não se perdem. Conseguimos monitorar e tratar cada área da maneira adequada. O conjunto dessas informações faz a diferença”.

Por fim, os conteúdos tratados no aplicativo são segmentados conforme o grupo de profissionais e as áreas de acesso para cada integrante. Dessa forma, os dados mais sigilosos ficam restritos e a segurança da informação é mantida, conforme completa Rafael Diniz.

“No início foi um ponto de atenção que tínhamos, pois envolve contratos dos atletas e questões sigilosas. Tivemos segurança por parte da plataforma que esses dados fossem acessados apenas pelas pessoas autorizadas pelo Clube. Os dados circulam da maneira que gostaríamos, ficamos tranquilos em relação a essa segurança da informação com o software”. 

Mais recentes

4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.
3 de dezembro de 2025
Histórico! Na tarde desta quarta-feira (3), no Castelão, o América venceu o IAPE por 5 a 2 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil Sub-20. Jhonatan Lima, Kaíque Zizero (duas vezes), Luís Henrique e Gustavo Corrêa marcaram para o Coelhão fora de casa. No jogo de ida, na Arena Independência, o América venceu por 1 a 0 com gol de Jhontan Lima. Na grande decisão, o DNA Formador enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo que decidem vaga nesta quinta-feira (4). O jogo Mesmo com a vantagem conquistada em Belo Horizonte, o América deu início à partida com bom volume ofensivo. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Karlos Samuel avançou pelo lado esquerdo e encontrou bom passe para Jhonatan Lima. O camisa 10 passou pelo goleiro e, livre de marcação, inaugurou o placar. Confiante, o América deu sequência ao ritmo de jogo e, aos 25, marcou o segundo. Dessa vez, Jhonatan Lima deu bela assistência para Kaíque Zizero que driblou o goleiro e finalizou no alvo. Já na segunda etapa, a equipe da casa conseguiu diminuir, aos oito minutos. Mas, a resposta Americana veio logo em seguida: Kauan Cristtyan invadiu a grande área, enganou a marcação e tocou para Zizero marcar o segundo dele na partida e o terceiro para o América. O DNA Formador manteve o domínio das ações do jogo e, aos 22, Otávio, de fora da área, mandou a bola em direção ao gol. Luis Henrique apenas escorou de cabeça para ampliar. Pouco depois, a equipe Maranhense tentou reagir e marcou o segundo. Ainda assim, o América soube reagir à pressão e, com boa vantagem, manteve a confiança. Já no fim da partida, aos 42, Gustavo Corrêa recebeu pelo meio, driblou a marcação e fechou o placar em 5 a 2 para o Coelhão.
2 de dezembro de 2025
Eduardo Person é o novo meio-campista do América! O jogador de 28 anos chega para reforçar o elenco do Coelhão com contrato válido até 30/11/2026. Natural de São Paulo (SP), Person foi revelado pelo Joinville-SC. O atleta também somou passagens por Metropolitano-SC, Juventus-SC, GE Brasil-RS, Guarani-SP, Ituano-SP e na última temporada defendeu a Chapecoense. Ficha técnica: Nome: Eduardo Luiz Person Data de Nascimento: 24/01/1997 Origem: São Paulo (SP) Posição: meio-campista Clubes: 2014/2017– Joinville-SC 2017 – Metropolitano 2017– Juventus Jaraguá 2018 – Joinville 2019 – GE Brasil 2020/2022 – Guarani 2023/2024 – Ituano 2025 – Chapecoense 2026 – AMÉRICA