América aplica tecnologia BeatsCode para gestão do futebol e colhe frutos

Assessoria América Mineiro • 18 de fevereiro de 2022
América aplica tecnologia BeatsCode para gestão do futebol e colhe frutos
Rafael Diniz, gerente de futebol do América, usa o aplicativo diariamente – Foto: Mourão Panda / AFC

A inovação é um dos elementos presentes no planejamento do América para se tornar cada vez mais forte. Por isso, um software como o BeatsCode, que permite a fusão entre tecnologia e futebol, tem contribuído bastante com essa meta.

O Clube utiliza a plataforma para a gestão do futebol profissional e tem colhido frutos importantes, como destaca o gerente de futebol Rafael Diniz.

“Quando fomos apresentados ao sistema BeatsCode, ficamos satisfeitos em encontrar soluções para questões do Clube que não tínhamos de maneira tão ampla. Foram situações de organização, implementação, conservação de dados e desenvolvimento de áreas. Decidimos trazer para o América e deu muito certo”, disse.

Na parceria com a startup, o América está em fase de implementação e tem acesso a uma parte dos módulos em gestão. Porém, com o tempo, o gestor espera utilizar mais ferramentas e ir além do módulo dos contratos dos atletas, metas estipuladas para cada jogador, estatísticas e logística para viagens.

“O atleta tem na palma da mão todas as informações da viagem, o que antes era passado pelo WhatsApp. A sequência é ter mais módulos em 2022”, completa Rafael.

Trabalho integrado

Dentre as vantagens do BeatsCode, Rafael Diniz aposta na integração de dados como carro-chefe do aplicativo de gestão no futebol.

“A longo prazo é a compilação de dados como grande diferença, pois consultamos registro, histórico e observações que não se perdem. Conseguimos monitorar e tratar cada área da maneira adequada. O conjunto dessas informações faz a diferença”.

Por fim, os conteúdos tratados no aplicativo são segmentados conforme o grupo de profissionais e as áreas de acesso para cada integrante. Dessa forma, os dados mais sigilosos ficam restritos e a segurança da informação é mantida, conforme completa Rafael Diniz.

“No início foi um ponto de atenção que tínhamos, pois envolve contratos dos atletas e questões sigilosas. Tivemos segurança por parte da plataforma que esses dados fossem acessados apenas pelas pessoas autorizadas pelo Clube. Os dados circulam da maneira que gostaríamos, ficamos tranquilos em relação a essa segurança da informação com o software”. 

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.