Comunicado oficial – Forte Futebol

Assessoria América Mineiro • 16 de fevereiro de 2022
Comunicado oficial – Forte Futebol

Só com união é possível construir a mudança. E neste momento emblemático do nosso futebol, essa afirmação se torna ainda mais importante. É tempo de transformação, de criação de uma nova estrutura para o nosso esporte mais popular.

Com as novas possibilidades de investimentos, tanto nos clubes brasileiros como também nas competições, têm surgido interessados no mercado dispostos a gerir e administrar uma Liga de Clubes no país. Um assunto que nós já vínhamos há alguns anos trazendo ao debate e buscando a adesão de todos. Como nunca tivemos uma instituição de classe forte e unificada, não foi possível.

Agora temos um novo cenário. E novos e velhos “atores” querendo entrar em cena. Grupos, empresas, brokers e outros. Mas para se construir algo sólido, é preciso conhecer melhor o terreno. Quanto mais informação, melhor.

Os clubes brasileiros, que são os principais interessados em participar de uma liga forte, devem se unir. Por isso estamos criando o grupo Forte Futebol, para analisar e responder de forma uníssona todos os assuntos relacionados com os rumos do futebol brasileiro. É um grupo aberto, sem sócios-fundadores, em que todos os participantes terão voz.  

Até o momento, temos a adesão de 10 clubes da Série A:

América

Atlético Goianiense

Athletico Paranaense

Avaí

Ceará

Coritiba

Cuiabá

Fortaleza

Goiás

Juventude

O objetivo desse grupo de trabalho é termos know-how de análise e comprarar as propostas na mesa com os modelos existentes no mundo. Buscamos também empoderar a nossa voz, para nos sentirmos representados e darmos nosso parecer em quaisquer discussões sobre o assunto.

O grupo não está fechado, o clube da Série A que quiser vir somar forças, será muito bem recebido e terá vez e voz no mesmo nível dos demais. O importante é estarmos seguros, saber para onde estamos indo e impedir que projetos excludentes ou de aventureiros sigam adiante. A união faz a força. E nossa força faz um FORTE FUTEBOL.

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.