América é superado pelo Atlético-MG no Mineiro

Assessoria América Mineiro • 12 de fevereiro de 2022
América é superado pelo Atlético-MG no Mineiro
Não faltou entrega por parte do América no clássico – Foto Mourão Panda/AFC

O América mostrou força de vontade e teve um primeiro tempo de igualdade contra o Atlético-MG, no Independência. Porém, na segunda etapa, o time americano acabou perdendo por 2 a 0.

Mesmo com desfalques por conta de Covid e outros atletas ainda aprimorando a parte física para a Libertadores, o América teve momentos de perigo, principalmente no primeiro tempo.

Com o resultado, o Coelho fica na quarta posição, com 10 pontos. Na próxima rodada, o time americano recebe a Patrocinense no Independência. A partida acontece na quarta-feira, às 19h.

Primeiro tempo

O América foi o responsável pela primeira finalização de perigo no clássico. Após cruzamento de Patric, Wellington Paulista cabeceou para a defesa do goleiro, que espalmou para escanteio.

Em outra jogada pela direita, Patric achou Henrique Almeida na área, mas o atacante não conseguiu cabecear com firmeza.

Apesar da posse de bola do adversário, o goleiro do América não foi exigido em finalizações diretas, o que demonstrou o poder de marcação do time americano.

No fim do primeiro tempo, Éder teve chance de cabeça, mas o zagueiro mandou pela rede do lado de fora. Foi mais uma ação que o América conseguiu concluir em finalização perigosa. Jori fez uma grande defesa em chute cruzado de Zaracho, no lance seguinte.

Segundo tempo

Pelo mesmo setor onde construiu as suas principais jogadas ofensivas na primeira etapa, o América chegou no segundo tempo: o lado direito do ataque. Em cruzamento de Patric, a bola cruzou toda a área até sair pela linha de fundo. Antes, o adversário havia criado duas chances de gol.

Aos 26 minutos, o adversário conseguiu trocar passes na área e Guilherme Arana apareceu para completar. Aos 32, Jori evitou o segundo gol do rival com uma grande defesa à queima-roupa.

O adversário fez o segundo gol aos 37 minutos, em bola dividida com Jori em que Savarino ficou com a sobra.

Matheusinho fez sua reestreia pelo América e quase descontou no fim, com bola colocada no canto.

FICHA DO JOGO
América 0 x 2 Atlético-MG
Motivo: Campeonato Mineiro – Rodada 6
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Pablo Almeida da Costa e Ricardo Junio de Souza

Gols : Arana e Savarino
Cartões amarelos: Zé Ricardo, Alê (América) – Jair, Allan, Nathan (Atlético-MG)

América
Jori; Patric (Cáceres), Éder, Maidana e Marlon; Zé Ricardo (Índio Ramirez), Lucas Kal, Juninho e Alê (Rodriguinho); Henrique Almeida (Matheusinho) e Wellington Paulista
Técnico: Marquinhos Santos
Atlético-MG
Everson; Mariana, Nathan Silva, Godín e Arana; Allan, Jair (Sávio), Zaracho (Keno) e Nacho (Réver); Ademir (Savarino) e Hulk
Técnico: Turco Mohamed

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.