Spartanas iniciam a segunda semana de pré-temporada com caras novas no elenco

Tereza Rebello Horta • 7 de fevereiro de 2022
Spartanas iniciam a segunda semana de pré-temporada com caras novas no elenco
As meias Esquerdinha e Gabi Jesus se juntam a outros sete novos reforços anunciados pelo Clube (Foto: Mourão Panda / América)

Nesta segunda, o elenco feminino do Coelhão deu início a segunda semana de preparação para a temporada. Dando continuidade a programação da reapresentação , a semana das Spartanas segue marcada por palestras e avaliações médicas. As jogadoras também voltam aos trabalhos na academia e no campo.

A grande novidade é a integração de mais duas atletas ao elenco americano. As meias Esquerdinha e Gabi Jesus receberam as boas-vindas de todo o staff americano.  

O treino desta segunda iniciou-se com uma palestra da comissão técnica Spartana e só depois seguiu para a academia. Na última semana, a comissão foi encarregada de passar todo o planejamento para a temporada, enquanto o departamento médico e de fisioterapia do Clube passava as principais orientações visando a preservação da saúde das atletas. 

No decorrer desta semana, o foco será a saúde mental e o institucional. Na terça, a palestra será ministrada pelo Recursos Humanos do Clube. A semana fecha com uma conversa com os psicólogos, na sexta.

Recém-chegada, a goleira Camila Menezes destacou a importância das palestras como preparação física e mental para a temporada. 

“A pré-temporada está sendo bastante produtiva. As palestras nos ajudam a compreender e a cuidar um pouco mais do nosso corpo, que é a nossa principal ferramenta de trabalho. A comissão tem nos apresentado o modelo e a filosofia de trabalho deste ano. Além disso, estamos tendo um tempo para nos integrar ao grupo remanescente e as novas peças que chegaram” , disse.

Responsável por ministrar uma das palestras, a fisiologista Michele Rafaela apresentou o que a área proporciona as atletas e já iniciou os trabalhos para a temporada.

“Além de mostrar o planejamento do departamento de fisiologia para a equipe feminina em 2022, também mostramos os parâmetros o que consideramos bons resultados e demos dicas de como alcançar esses números mais rapidamente. Destacamos a importância da qualidade do sono, da hidratação. Hoje foi dia de cumprir o primeiro passo do cromograma, com a sessão termografia, importante para acompanhar a evolução das atletas e otimizar a recuperação de lesões.” , disse.


Esquerdinha 

Natural de Americana (SP), a meia Ana Caroline Barbosa, mais conhecida como Esquerdinha, iniciou sua carreira em 2017, na equipe do Rio Branco-SP. Por lá permaneceu por três temporadas até assinar com o Juventude-BA. Esquerdinha ganhou notoriedade em 2020, defendendo a camisa do Bahia-BA. No mesmo ano, conseguiu o acesso à Série A-1 e o Campeonato Estadual. 

(Foto: Mourão Panda / América)

Ficha da jogadora

Nome completo: Ana Caroline Barbosa dos Santos 

Data de nascimento: 05/11/1995

Local de nascimento: Americana (SP)

Altura: 1,60 m

Clubes: Rio Branco-SP; Juventude-BA e Bahia-BA.


Gabi Jesus

A belorizontina Gabi começou sua trajetória no futebol em 2014, atuando por equipes locais antes de chegar ao América pela primeira vez, em 2016. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título: o Campeonato Estadual com o manto alviverde. Passou três anos aperfeiçoando seu futebol no exterior, jogando pela Monroe College e Franklin Pierce University, ambas universidades estadunidenses. Retornou ao Brasil em 2020 e assinou com o Atlético-MG. Antes de retornar ao Coelhão estava no Fluminense-RJ.

(Foto: Mourão Panda / América)

Ficha da jogadora

Nome completo: Gabrielle Barbosa de Jesus Pereira 

Data de nascimento: 12/06/1997

Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)

Altura: 1,57 m

Clubes: Neves-MG; América-MG; Monroe College (EUA); Franklin Pierce University (EUA); Atlético-MG e Fluminense-RJ.

Mais recentes

13 de outubro de 2025
O novo contrato vai até o fim de 2026
13 de outubro de 2025
O América Futebol Clube realizará uma nova ação de Entrada Liberada, chamando a Nação Americana ao Indepa. Torcedores terão acesso ao estádio gratuitamente, na partida do próximo sábado (18), às 18h30, frente à equipe do CRB, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos sem custo serão oferecidos exclusivamente pelo site www.socioondaverde.com.br , com quantidade limitada a uma entrada por CPF. No entanto, é importante que o torcedor fique atento aos critérios da promoção, para que tenha seu acesso liberado à Arena Independência, que acontece por meio da tecnologia de reconhecimento facial e retirada de ingresso. O torcedor que ainda não é sócio, precisa aderir ao Plano Bala do Programa Onda Verde, uma modalidade de sócio totalmente gratuita. Caso o torcedor já seja sócio, mas não tenha efetuado o cadastramento dos dados biométricos, é só executar a ação, retirar os ingressos, vincular o CPF da pessoa que vai utilizá-lo e pronto: o acesso ao estádio está liberado! O cadastro da biometria facial precisa ser realizado no site www.socioondaverde.com.br . Siga as instruções para obter seu ingresso gratuito: Ainda não sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️ Realizar o Cadastro no site; ▪️ Aderir ao plano Bala; ▪️ Realizar o cadastro Facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3 Especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Já sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️Entrar no cadastro; ▪️Registrar a facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3, especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Vale lembrar que o cadastro facial é efetuado uma única vez, ficando os dados permanentemente armazenados no sistema de liberação da Arena Independência. Em caso de dúvidas, faça contato pelo número de WhatsApp (31) 3431-8176. Bora para o Indepa! Tem Coelhão.
13 de outubro de 2025
Na noite deste domingo (12), o América foi até Santa Catarina encarar o Criciúma, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um duelo equilibrado e marcado pela forte chuva no Estádio Heriberto Hülse, o Coelhão acabou superado pelos donos da casa por 2 a 1. O JOGO Os primeiros minutos foram bastante movimentados, com o Coelho controlando a posse de bola e buscando espaços para abrir o placar. A chuva intensa deixou o gramado pesado e o jogo truncado, exigindo ainda mais força física das equipes. Aos 38 minutos, Yago cruzou na medida para Lucão, que desviou de cabeça e levou perigo ao gol adversário. As equipes foram para o intervalo com o placar em branco. No segundo tempo, o América voltou determinado a buscar o gol, mas aos 18 minutos o Criciúma abriu o marcador. Sem se abater, o Coelho manteve o ritmo e chegou ao empate aos 28 minutos: após cobrança de escanteio de Titi Ortiz, Ricardo Silva subiu mais alto que a defesa e cabeceou firme para o fundo das redes. Porém, os donos da casa marcaram novamente aos 30 minutos, definindo o placar em 2 a 1. CALENDÁRIO O América volta a campo no próximo sábado (18), quando enfrenta o CRB, na Arena Independência.