Spartanas iniciam a segunda semana de pré-temporada com caras novas no elenco

Tereza Rebello Horta • 7 de fevereiro de 2022
Spartanas iniciam a segunda semana de pré-temporada com caras novas no elenco
As meias Esquerdinha e Gabi Jesus se juntam a outros sete novos reforços anunciados pelo Clube (Foto: Mourão Panda / América)

Nesta segunda, o elenco feminino do Coelhão deu início a segunda semana de preparação para a temporada. Dando continuidade a programação da reapresentação , a semana das Spartanas segue marcada por palestras e avaliações médicas. As jogadoras também voltam aos trabalhos na academia e no campo.

A grande novidade é a integração de mais duas atletas ao elenco americano. As meias Esquerdinha e Gabi Jesus receberam as boas-vindas de todo o staff americano.  

O treino desta segunda iniciou-se com uma palestra da comissão técnica Spartana e só depois seguiu para a academia. Na última semana, a comissão foi encarregada de passar todo o planejamento para a temporada, enquanto o departamento médico e de fisioterapia do Clube passava as principais orientações visando a preservação da saúde das atletas. 

No decorrer desta semana, o foco será a saúde mental e o institucional. Na terça, a palestra será ministrada pelo Recursos Humanos do Clube. A semana fecha com uma conversa com os psicólogos, na sexta.

Recém-chegada, a goleira Camila Menezes destacou a importância das palestras como preparação física e mental para a temporada. 

“A pré-temporada está sendo bastante produtiva. As palestras nos ajudam a compreender e a cuidar um pouco mais do nosso corpo, que é a nossa principal ferramenta de trabalho. A comissão tem nos apresentado o modelo e a filosofia de trabalho deste ano. Além disso, estamos tendo um tempo para nos integrar ao grupo remanescente e as novas peças que chegaram” , disse.

Responsável por ministrar uma das palestras, a fisiologista Michele Rafaela apresentou o que a área proporciona as atletas e já iniciou os trabalhos para a temporada.

“Além de mostrar o planejamento do departamento de fisiologia para a equipe feminina em 2022, também mostramos os parâmetros o que consideramos bons resultados e demos dicas de como alcançar esses números mais rapidamente. Destacamos a importância da qualidade do sono, da hidratação. Hoje foi dia de cumprir o primeiro passo do cromograma, com a sessão termografia, importante para acompanhar a evolução das atletas e otimizar a recuperação de lesões.” , disse.


Esquerdinha 

Natural de Americana (SP), a meia Ana Caroline Barbosa, mais conhecida como Esquerdinha, iniciou sua carreira em 2017, na equipe do Rio Branco-SP. Por lá permaneceu por três temporadas até assinar com o Juventude-BA. Esquerdinha ganhou notoriedade em 2020, defendendo a camisa do Bahia-BA. No mesmo ano, conseguiu o acesso à Série A-1 e o Campeonato Estadual. 

(Foto: Mourão Panda / América)

Ficha da jogadora

Nome completo: Ana Caroline Barbosa dos Santos 

Data de nascimento: 05/11/1995

Local de nascimento: Americana (SP)

Altura: 1,60 m

Clubes: Rio Branco-SP; Juventude-BA e Bahia-BA.


Gabi Jesus

A belorizontina Gabi começou sua trajetória no futebol em 2014, atuando por equipes locais antes de chegar ao América pela primeira vez, em 2016. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título: o Campeonato Estadual com o manto alviverde. Passou três anos aperfeiçoando seu futebol no exterior, jogando pela Monroe College e Franklin Pierce University, ambas universidades estadunidenses. Retornou ao Brasil em 2020 e assinou com o Atlético-MG. Antes de retornar ao Coelhão estava no Fluminense-RJ.

(Foto: Mourão Panda / América)

Ficha da jogadora

Nome completo: Gabrielle Barbosa de Jesus Pereira 

Data de nascimento: 12/06/1997

Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)

Altura: 1,57 m

Clubes: Neves-MG; América-MG; Monroe College (EUA); Franklin Pierce University (EUA); Atlético-MG e Fluminense-RJ.

Mais recentes

4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.
3 de dezembro de 2025
Histórico! Na tarde desta quarta-feira (3), no Castelão, o América venceu o IAPE por 5 a 2 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil Sub-20. Jhonatan Lima, Kaíque Zizero (duas vezes), Luís Henrique e Gustavo Corrêa marcaram para o Coelhão fora de casa. No jogo de ida, na Arena Independência, o América venceu por 1 a 0 com gol de Jhontan Lima. Na grande decisão, o DNA Formador enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo que decidem vaga nesta quinta-feira (4). O jogo Mesmo com a vantagem conquistada em Belo Horizonte, o América deu início à partida com bom volume ofensivo. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Karlos Samuel avançou pelo lado esquerdo e encontrou bom passe para Jhonatan Lima. O camisa 10 passou pelo goleiro e, livre de marcação, inaugurou o placar. Confiante, o América deu sequência ao ritmo de jogo e, aos 25, marcou o segundo. Dessa vez, Jhonatan Lima deu bela assistência para Kaíque Zizero que driblou o goleiro e finalizou no alvo. Já na segunda etapa, a equipe da casa conseguiu diminuir, aos oito minutos. Mas, a resposta Americana veio logo em seguida: Kauan Cristtyan invadiu a grande área, enganou a marcação e tocou para Zizero marcar o segundo dele na partida e o terceiro para o América. O DNA Formador manteve o domínio das ações do jogo e, aos 22, Otávio, de fora da área, mandou a bola em direção ao gol. Luis Henrique apenas escorou de cabeça para ampliar. Pouco depois, a equipe Maranhense tentou reagir e marcou o segundo. Ainda assim, o América soube reagir à pressão e, com boa vantagem, manteve a confiança. Já no fim da partida, aos 42, Gustavo Corrêa recebeu pelo meio, driblou a marcação e fechou o placar em 5 a 2 para o Coelhão.
2 de dezembro de 2025
Eduardo Person é o novo meio-campista do América! O jogador de 28 anos chega para reforçar o elenco do Coelhão com contrato válido até 30/11/2026. Natural de São Paulo (SP), Person foi revelado pelo Joinville-SC. O atleta também somou passagens por Metropolitano-SC, Juventus-SC, GE Brasil-RS, Guarani-SP, Ituano-SP e na última temporada defendeu a Chapecoense. Ficha técnica: Nome: Eduardo Luiz Person Data de Nascimento: 24/01/1997 Origem: São Paulo (SP) Posição: meio-campista Clubes: 2014/2017– Joinville-SC 2017 – Metropolitano 2017– Juventus Jaraguá 2018 – Joinville 2019 – GE Brasil 2020/2022 – Guarani 2023/2024 – Ituano 2025 – Chapecoense 2026 – AMÉRICA