América entra em campo com cães impactados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Assessoria América Mineiro • 5 de fevereiro de 2022
América entra em campo com cães impactados pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Um golaço de solidariedade mesmo antes de a bola rolar. Em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, entre América e Athletic, na Arena Independência, neste sábado, às 19h30, os jogadores do Coelho entrarão em campo com 11 animais resgatados após o rompimento da barragem em Brumadinho. A ação visa promover saúde pública e sensibilizar interessados em dar a eles um novo – e afetivo – lar. Ao todo, 299 (246 cães e 53 gatos) estão disponíveis para adoção.

A seleção canina entrará em campo com a seguinte escalação: No gol: Beca, nas laterais Dudu e José, na zaga Arlete e Fred, formando o meio de campo Mickey, Miudinha e Roliço, no ataque, um trio artilheiro, com Sossego, Jade e Tequila. Os animais desfilarão fofura e descontração no gramado do Indepa. Com isso, eles também nos lembram: cães são seres vivos sensíveis e jamais devem ser vistos como objetos, eles necessitam de atenção e cuidados. Por isso, adotar um animalzinho é uma atitude nobre, mas deve ser planejada e nunca feita por impulso.

Além da entrada em campo, ainda será conhecer os craques caninos nas dependências do estádio, em espaço especial no Portão 3 da Arena, em evento para os torcedores presentes, o que facilitará a interação das pessoas com os animais durante e após a jogo. Durante a partida, todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades e órgãos ambientais serão seguidos. Além disso, não serão utilizados fogos de artifício para não causar nenhum desconforto ao ouvido sensível dos cães.

PARA QUEM QUISER ADOTAR

Os cães presentes no estádio poderão ser adotados pelos torcedores. Para segurança dos animais, será feita uma entrevista com um veterinário que estará no Portão 3. Ademais, os torcedores interessados precisam levar comprovante de endereço, documento de identificação (RG ou Habilitação).

Magda Castro, Supervisora da Fazenda Abrigo de Fauna, conta que houve uma queda no número de adoções e a ação realizada pelo América traz a esperança de que os animais encontrem uma nova família. “No início do ano as adoções caem consideravelmente e há uma quantidade ainda maior de abandonos. Traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet, muitas vezes é necessário a ajuda de um veterinário para reverter esse quadro. A ação realizada pelo América traz esperança de que esses animais encontrem um novo lar, todos estão batendo um bolão”, brinca.

Processo de adoção online

Os interessados podem conhecer cada um dos animais na página “Me leva pra casa” ( www.vale.com/melevapracasa ), que já recebeu cerca de 30 mil visitas. Os veterinários são capacitados para realizar entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância. Os profissionais acompanham o pet ao longo dos seis primeiros meses. 

Desde o rompimento da barragem B1, em Brumadinho, a Vale mantém estruturas para acolhimento, cuidado e abrigo temporário de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas. Nesses locais, equipes especializadas tratam e acolhem animais resgatados em áreas atingidas pelo rompimento. Dos animais domésticos cuidados e tratados pela empresa desde 2019, 380 (250 cães e 130 gatos) já foram adotados.

Mais recentes

14 de julho de 2025
O América acertou a contratação do atacante Héber Araújo, de 33 anos, para a sequência da temporada. O jogador chega com contrato válido até 30 de novembro de 2026 e já está integrado ao elenco americano. Héber estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes. Fora do Brasil desde 2015, o atleta foi revelado pelo Figueirense e também possui passagens pelo CRAC, Avaí e Paysandu. O último time brasileiro que o atacante jogou foi o clube do Pará, em 2015. O atleta também possui passagens pelo futebol da Armênia e futebol croata. Nos Estados Unidos, o atacante se destacou com a camisa do New york City FC ao longo de quatro temporadas, quando marcou 30 gols em 90 jogos. Depois, o atleta assinou contrato com o Seatlle Sounders e marcou dois gols em 26 jogos. No total, o centroavante fez 380 jogos como profissional e marcou 136 gols.
14 de julho de 2025
Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Convocação Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube e a pedido endereçado a presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 15 de julho de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a. Discussão sobre soluções para a grave situação financeira do clube; b. Criação do Instituto Decacampeão, para captação de projetos como o do Museu; c. Outros assuntos de interesse social . A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Belo Horizonte, 12 de julho de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo  Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.