Goleador e experiente: Wellington Paulista é do América

Estevão Germano • 24 de janeiro de 2022
Goleador e experiente: Wellington Paulista é do América
Arte: Gabriel Morais

Trabalhando para montar um elenco competitivo, dentro do orçamento do Clube, para a disputa de uma das temporadas mais desafiadoras de sua história, o América já alcança sua 11ª contratação no ano. Nesta segunda, o Clube fechou com um dos maiores goleadores do país nas últimas décadas: Wellington Paulista é o novo atacante do Coelhão.

Com vasta experiência nas competições nacionais e sul-americanas, Wellington Paulista se desligou de seu último clube, o Fortaleza-CE, e assina contrato definitivo com o América até o fim da atual temporada. O atleta passará por exames médicos.

Com uma carreira profissional de duas décadas, Wellington Paulista poderá alcançar com a camisa do América feitos memoráveis, com a possibilidade de uma boa campanha na primeira Copa Libertadores da história do Coelho. A nível individual, o atacante, que está bem situado no ranking dos maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro, terá a chance de chegar ao top-10 de goleadores.

Com 106 gols marcados, Wellington Paulista ocupa a 13ª posição geral neste momento e poderá adentrar ao top-10 caso marque 10 gols no próximo Brasileirão. O experiente atacante já é o quinto atleta que mais atuou na Série A, com mais de 400 jogos.

Natural de São Paulo (SP), Wellington Paulista foi revelado pelo Juventus-SP, tradicional clube da capital paulista, no início dos anos 2000. Em seguida, passou pelo Mirassol-SP e Paraná Clube-PR antes de chegar ao Santos-SP em 2006. Contudo, com seus direitos pertencentes ao clube da Mooca, foi negociado no mesmo ano com o Alavés, time da Espanha.

No futebol espanhol, teve a façanha individual de marcar gol no Barcelona dentro do Camp Nou. Em 2008, retornou ao Brasil, contratado pelo Botafogo-RJ. No time carioca, foi o artilheiro do estadual e também o artilheiro do Botafogo-RJ no Campeonato Brasileiro.

Após o bom ano, foi contratado pelo Cruzeiro-MG, onde faria mais de 150 jogos ao longo de uma passagem total de quatro anos. No time mineiro, chegou à final da Copa Libertadores em 2009, foi vice-campeão brasileiro em 2010 e conquistou dois estaduais nos anos de 2009 e 2011.

Durante o ciclo no Cruzeiro-MG, atuou por empréstimo em três clubes: Palmeiras-SP, em 2011; West-Ham, da Inglaterra, e Criciúma-SC em 2013. Após isso, defendeu o Internacional-RS, Coritiba-PR, Fluminense-RJ e Ponte Preta-SP nos anos seguintes. Em 2017, chegou à Chapecoense-SC, onde atuou por duas temporadas. No time do oeste catarinense, fez mais de 100 partidas, contribuindo com gols e ajudando a manter o clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro enquanto esteve lá.

Em março de 2019, foi contratado pelo Fortaleza-CE, que subira recentemente da Série B. Ao longo de três temporadas, Wellington Paulista construiu uma bela história com o clube cearense. Poucos meses após sua chegada, conquistou o campeonato estadual e, em seguida, a Copa do Nordeste, em que foi decisivo nos dois jogos da final. No mesmo ano, foi o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, contribuindo decisivamente para a permanência e a primeira classificação da história do Fortaleza-CE para a Copa Sul-americana.

Em 2020, foi novamente o artilheiro do Fortaleza-CE no ano e conquistou de novo o campeonato estadual. No Brasileirão, seus gols ajudaram o Fortaleza-CE a terminar a competição em 16º e escapar do rebaixamento. Já no ano passado, sagrou-se tricampeão cearense, sendo novamente artilheiro do time em algumas das competições da temporada, como o estadual e a Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, ajudou o Fortaleza-CE a realizar a melhor campanha de um time nordestino na era de pontos corridos, encerrando a Série A na quarta colocação com direito à inédita classificação para a Copa Liberadores. WP encerrou seu ciclo no Fortaleza-CE com quase 150 jogos e quatro títulos.


Ficha do jogador

Nome completo:  Wellington Pereira do Nascimento
Data de nascimento:  22/4/1983
Local de nascimento:  São Paulo (SP)
Altura:  1,83 m
Clubes:  Juventus-SP (até 2001; 2002 a 2004; 2006), Mirassol-SP (2001), Paraná-PR (2004 a 2005), Santos-SP (2006), Alavés-ESP (2006 a 2007), Botafogo-RJ (2008), Cruzeiro-MG (2009 a 2011; 2012), Palmeiras-SP (2011), West-Ham-ING (2013), Criciúma-SC (2013), Internacional-RS (2014), Coritiba-PR (2015), Fluminense-RJ (2015), Ponte Preta-SP (2016), Chapecoense-SC (2017 a 2019), Fortaleza-CE (2019 a 2022).
Principais títulos:  Copa do Nordeste (2019), Campeonato Cearense (2019, 2020 e 2021), Campeonato Catarinense (2017), Campeonato Gaúcho (2014), Campeonato Mineiro (2009 e 2011), Taça Rio (2008).

Mais recentes

7 de setembro de 2025
Na tarde deste domingo (7), o América Sub-20 empatou com o Bonfim em duelo da terceira rodada do octogonal final do Campeonato. A partida foi disputada em São João del-Rei, no Complexo Esportivo Bonfim. Com o empate, os Meninos Do Deca seguem na segunda colocação da tabela, com 4 pontos. Na próxima rodada, o DNA Formador encara o Athletic, dia 14 de setembro (domingo), às 15, no CT Lanna Drumond. O Jogo O América dominou a posse de bola e empilhou chances de marcar na primeira etapa. Logo aos seis minutos, Jhonatan Lima encontrou bom passe para Kauan Cristtyan, mas a a defesa adversária interceptou a tentativa. Aos oito, Ariel avançou pela esquerda e fez o cruzamento na medida para Jhonatan tentar o cabeceio, mas a bola passou por cima da trave. Mesmo com a intensidade ofensiva do DNA Formador, a primeira etapa terminou empatada em 0 a 0. No segundo tempo, o técnico Mairon César promoveu alterações no ataque e acionou Zizero, Kayky e Gustavo Corrêa. Kappel e Karlos Samuel também entraram em campo. Já na reta final, o Bonfim teve um jogador expulso. O América voltou a criar boas chances de gol, mas o placar permaneceu inalterado. Bonfim 0 x 0 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Luis Henrique, Thallyson e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Cauê Araújo e Kauan Cristtyan. Reservas: Ítalo; Kappel, Luiz Felipe, Basile, Kayky Álvaro, Gabriel Pfeifer, Pedro Rocha, Kaíque Zizero, Karlos Samuel e Gustavo Corrêa.
Por Moisés Elias 5 de setembro de 2025
Em entrevista coletiva realizada antes do treinamento da manhã da última quinta-feira (04), no CT Lanna Drumond, foi apresentado à imprensa e à torcida, o mais novo reforço do Coelho. Trata-se de Emerson Santos, zagueiro de 30 anos, que vem para reforçar o setor defensivo americano. Carioca de Itaboraí, Rio de Janeiro, ascendeu aos profissionais da equipe do Botafogo, no ano de 2015, participando da campanha do título da Série B, naquela temporada.  Com 1,84 cm, o experiente defensor tem como principais características a bola aérea defensiva, apresentando também, um bom passe no início da transição ofensiva. “Eu estou muito feliz e disposto a ajudar, venho para fazer o meu trabalho aqui, para tirarmos o América o mais rápido dessa situação”, enfatizou. Anunciado no início desta semana, Emerson teve sua estreia promovida pelo técnico Alberto Valentim, na vitória frente à equipe do Avaí, em jogo válido pela 24° rodada do Brasileirão, na Arena Independência, quando substituiu Elizari, aos 22 minutos do segundo tempo. O defensor esteve por último na equipe da Ponte Preta e chega ao América em definitivo, com vínculo contratual até o final de 2025.
Por Moisés Elias 4 de setembro de 2025
Foi apresentado na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, mais um reforço para o time americano para a continuidade do Campeonato Brasileiro. Trata-se de Rafa Silva, atacante de 33 anos que se torna mais uma opção ofensiva no plantel comandado pelo técnico Alberto Valentim. Natural de São Paulo, o jogador fez sua base pelo Corinthians, no entanto, ganhou oportunidade de estrear pelo profissional na equipe do Coritiba, na temporada de 2012. De acordo com o jogador, o acerto com o Coelho aconteceu de forma rápida, e Belo Horizonte acabou tendo um peso importante para um desfecho positivo na negociação. “Eu tenho uma filha pequena agora, recém-nascida de três meses. E isso e a cidade, ajudaram na escolha de vir para o América. Tive outras propostas, mas optei por vir, pois é uma cidade que já conheço e já estou mais ambientado; seria mais tranquilo para criar minha filha. Então, quando o América apareceu, eles me ligaram de manhã, à tarde eu já tinha batido o martelo”, relatou. Com experiência de sete anos atuando fora do Brasil, Rafa Silva acumula passagens por equipes do futebol europeu e asiático, com destaque para o Japão, onde foi campeão da Champions League Asiática, pelo Urawa Reds, em 2017. Silva, se destaca pela força e pela boa presença de área, mas adverte salientando ser um atacante que se movimenta bastante, dentro e fora da grande área. “Não sou um centroavante de ficar parado segurando a defesa, sou mais de movimentação entre as linhas e procuro fazer bastante o “facão”, para poder receber em velocidade e finalizar bem”, enfatizou. O jogador estava por último na equipe do Mirassol e, inicialmente, chega por empréstimo até o final da temporada.