Com passagem vitoriosa pelo Clube, volante Bruna Emília está de volta ao América

Estevão Germano • 23 de janeiro de 2022
Com passagem vitoriosa pelo Clube, volante Bruna Emília está de volta ao América
Bruna Emília é o quarto reforço das Spartanas para a temporada (Foto: Mourão Panda / América)

O América Feminino fechou com mais uma atleta de qualidade para a temporada 2022. Após as chegadas da goleira Camila Menezes , da meia-atacante Aline Guedes e da atacante Kim , as Spartanas recebem mais um reforço de peso para buscarem os grandes objetivos do ano. A volante Bruna Emília, que já tem uma história de quatro temporadas com o manto americano, está de volta ao time das Spartanas. A experiente atleta de 29 anos assina contrato até o fim desta temporada.

Mineira de Belo Horizonte, Bruna Emília começou sua carreira no Atlético-MG, antes da interrupção do futebol feminino no clube rival. Por lá, conquistou seus primeiros títulos do Campeonato Mineiro. Depois, defendeu o Ascoop-DF, onde se sagrou campeã brasiliense.

No início da carreira, a volante teve várias convocações para a Seleção Brasileira de Base. De 2007 a 2012, ela defendeu as categorias Sub-17 e Sub-20 e conquistou ainda dois importantes títulos: o bicampeonato do Sul-americano Sub-20, em 2010 e 2012.

Após passagens pelo Manchester-MG, Internacional-MA e Neves-MG, foi contratada pelo Atlético Ouriense, de Portugal, em 2014. No futebol português, teve a oportunidade de jogar a Champions League Feminina, uma das competições de clubes mais fortes do futebol feminino mundial.

De volta ao Brasil, chegou ao América em 2015, ano da retomada do futebol feminino do Coelho. A volante defendeu as Spartanas até o fim de 2018. Nesse período, Bruna Emília somou 87 atuações, sendo a 4ª atleta que mais jogou pela equipe feminina do América. No ranking histórico, ela fica atrás da zagueira Nandão (100 jogos), Dani Peré (91 jogos) e Camila Menezes (91 jogos).

Após quatro temporadas, Bruna Emília deixou o América com seis títulos: o tricampeonato mineiro (2016, 2017 e 2018) e o tri da Copa BH (2016, 2017 e 2018).

Na sequência da carreira, atuou pelo Vitória-BA e teve uma segunda passagem pelo Atlético-MG. De 2019 a 2021, Bruna Emília conquistou dois estaduais pelo Atlético-MG, além de ajudar a equipe a conquistar o acesso à Série A-1 do Campeonato Brasileiro na última temporada.

Bruna Emília demonstrou sua felicidade por voltar a defender as Spartanas e já destacou sua principal meta: “É muito bom estar de volta! Volto com o intuito de somar. Fazer uma excelente temporada, contribuir para com o time traçando um objetivo claro que é o acesso do América para a A-1” , declarou.

Luiza Parreiras, coordenadora geral da equipe feminina, comenta sobre uma das principais contratações da temporada das Spartanas.

“A Bruna é mais uma atleta que retorna ao futebol feminino do América, teve uma passagem bastante vitoriosa por aqui. Agora, volta com uma bagagem de disputa de Série A-1, de acesso à Série A-1 e também de futebol internacional. Fizemos uma análise técnica e tática, e ela se encaixará perfeitamente no estilo de jogo da equipe, principalmente nas funções defensivas e também na construção ofensiva. Nossas expectativas são as melhores, contando com essa experiência dela para agregar ao nosso time. Com certeza, ela se tornará uma das lideranças do nosso grupo” , detalhou a coordenadora.


Ficha do jogadora

Nome completo:  Bruna Emília Teixeira Santos
Data de nascimento:  7/7/1992
Local de nascimento:  Belo Horizonte (MG)
Altura:  1,74 m
Clubes:  Atlético-MG, Ascoop-DF, Manchester-MG, Internacional-MA, Neves-MG, Atlético Ouriense-POR, América, Lustrika-MG e Vitória.
Principais títulos (Seleção Brasileira):  Sul-americano Sub-20 (2010 e 2012).
Principais títulos (Clubes): Campeonato Mineiro (11 títulos); Copa BH em 2016, 2017 e 2018; Campeonato Brasiliense em 2009.

Mais recentes

29 de outubro de 2025
Na tarde desta quarta-feira (29), na Arena Independência, o América venceu o Vasco por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Karlos Samuel e Cauê Araújo marcaram os gols do Coelhão. Com o resultado, o DNA Formador pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta para se classificar. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (5), às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira. O jogo Nos primeiros minutos de jogo, as equipes se estudaram e o América anotou boas chances de gol. Aos 21 minutos, Karlos Samuel tentou de fora da área e, aos 23, Jhonatan Lima chutou rasteiro, com perigo, na cobrança de falta. Pouco depois, Júlio arriscou um chute de longa distância e a bola passou raspando na trave. O América manteve o ritmo na segunda etapa e, aos 12, Kauê Ricardo avançou pela esquerda e fez bom cruzamento para Ariel. O camisa 11 apenas escorou para Karlos Samuel marcar. A equipe adversária tentou responder, mas a defesa Americana soube suportar a pressão. O goleiro Lecce fez excelentes aparições para assegurar a vitória. Com a vantagem, o time comandado pelo técnico Mairon César manteve bom volume ofensivo. Já nos acréscimos, Bernardo insistiu na jogada até a linha de fundo e ganhou escanteio. Cauê Araújo, que entrou na segunda etapa, partiu para a cobrança e marcou um gol olímpico na Arena Independência. América 2 x 0 Vasco América: Lecce; Arthur Yan, Luis Henrique, Luiz Felipe e Kauê Ricardo; Otávio, Julio (Pedro Rocha) e Jhonatan Lima (Taubaté); Ariel (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Bernardo) e Karlos Samuel (Cauê Araújo). Gols: Karlos Samuel e Cauê Araújo. Cartões amarelos: Bernardo, Otávio, Cauê.
25 de outubro de 2025
O América venceu o Athletic por 2 a 0, neste sábado (25), em São João del-Rei, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileiro. É a quarta vitória do Coelho fora de casa no Campeonato. Com o resultado, o decacampeão chega a 41 pontos na tabela de classificação. O jogo O primeiro tempo começou movimentado com uma chance do time da casa já no primeiro minuto, mas o América respondeu na sequência. Miguelito por pouco não abriu o placar. A zaga salvou em cima da linha. Ainda na primeira etapa, o América teve duas boas chances. Amaral arriscou de fora de área e o goleiro espalmou para escanteio. Nós acréscimos, Titi Ortíz bateu falta com perigo. No segundo tempo, Yago Souza, DNA formado e um dos destaques do jogo, roubou a bola e cruzou na medida para Dubgod que escorou para Miguelito abrir o placar. O Coelho continuou em cima e pressionou a saída adversária. Felipe Amaral atento, roubou a bola e colocou números finais ao jogo: América 2 a 0.  O América foi a campo com: Gustavo, Júlio (Maguinho), Ricardo Silva (C), Lucão e Paulinho, Felipe Amaral, Kauã Diniz (Miqueias), Yago Souza (Emerson), Titi Ortiz (David da Hora), Miguelito (Jhosefer) e W.Dubgod.
24 de outubro de 2025
Com o Clube Certo, a Nação Americana têm acesso a descontos e vantagens exclusivas em todo o Brasil.