Com passagem vitoriosa pelo Clube, volante Bruna Emília está de volta ao América

Estevão Germano • 23 de janeiro de 2022
Com passagem vitoriosa pelo Clube, volante Bruna Emília está de volta ao América
Bruna Emília é o quarto reforço das Spartanas para a temporada (Foto: Mourão Panda / América)

O América Feminino fechou com mais uma atleta de qualidade para a temporada 2022. Após as chegadas da goleira Camila Menezes , da meia-atacante Aline Guedes e da atacante Kim , as Spartanas recebem mais um reforço de peso para buscarem os grandes objetivos do ano. A volante Bruna Emília, que já tem uma história de quatro temporadas com o manto americano, está de volta ao time das Spartanas. A experiente atleta de 29 anos assina contrato até o fim desta temporada.

Mineira de Belo Horizonte, Bruna Emília começou sua carreira no Atlético-MG, antes da interrupção do futebol feminino no clube rival. Por lá, conquistou seus primeiros títulos do Campeonato Mineiro. Depois, defendeu o Ascoop-DF, onde se sagrou campeã brasiliense.

No início da carreira, a volante teve várias convocações para a Seleção Brasileira de Base. De 2007 a 2012, ela defendeu as categorias Sub-17 e Sub-20 e conquistou ainda dois importantes títulos: o bicampeonato do Sul-americano Sub-20, em 2010 e 2012.

Após passagens pelo Manchester-MG, Internacional-MA e Neves-MG, foi contratada pelo Atlético Ouriense, de Portugal, em 2014. No futebol português, teve a oportunidade de jogar a Champions League Feminina, uma das competições de clubes mais fortes do futebol feminino mundial.

De volta ao Brasil, chegou ao América em 2015, ano da retomada do futebol feminino do Coelho. A volante defendeu as Spartanas até o fim de 2018. Nesse período, Bruna Emília somou 87 atuações, sendo a 4ª atleta que mais jogou pela equipe feminina do América. No ranking histórico, ela fica atrás da zagueira Nandão (100 jogos), Dani Peré (91 jogos) e Camila Menezes (91 jogos).

Após quatro temporadas, Bruna Emília deixou o América com seis títulos: o tricampeonato mineiro (2016, 2017 e 2018) e o tri da Copa BH (2016, 2017 e 2018).

Na sequência da carreira, atuou pelo Vitória-BA e teve uma segunda passagem pelo Atlético-MG. De 2019 a 2021, Bruna Emília conquistou dois estaduais pelo Atlético-MG, além de ajudar a equipe a conquistar o acesso à Série A-1 do Campeonato Brasileiro na última temporada.

Bruna Emília demonstrou sua felicidade por voltar a defender as Spartanas e já destacou sua principal meta: “É muito bom estar de volta! Volto com o intuito de somar. Fazer uma excelente temporada, contribuir para com o time traçando um objetivo claro que é o acesso do América para a A-1” , declarou.

Luiza Parreiras, coordenadora geral da equipe feminina, comenta sobre uma das principais contratações da temporada das Spartanas.

“A Bruna é mais uma atleta que retorna ao futebol feminino do América, teve uma passagem bastante vitoriosa por aqui. Agora, volta com uma bagagem de disputa de Série A-1, de acesso à Série A-1 e também de futebol internacional. Fizemos uma análise técnica e tática, e ela se encaixará perfeitamente no estilo de jogo da equipe, principalmente nas funções defensivas e também na construção ofensiva. Nossas expectativas são as melhores, contando com essa experiência dela para agregar ao nosso time. Com certeza, ela se tornará uma das lideranças do nosso grupo” , detalhou a coordenadora.


Ficha do jogadora

Nome completo:  Bruna Emília Teixeira Santos
Data de nascimento:  7/7/1992
Local de nascimento:  Belo Horizonte (MG)
Altura:  1,74 m
Clubes:  Atlético-MG, Ascoop-DF, Manchester-MG, Internacional-MA, Neves-MG, Atlético Ouriense-POR, América, Lustrika-MG e Vitória.
Principais títulos (Seleção Brasileira):  Sul-americano Sub-20 (2010 e 2012).
Principais títulos (Clubes): Campeonato Mineiro (11 títulos); Copa BH em 2016, 2017 e 2018; Campeonato Brasiliense em 2009.

Mais recentes

12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.
10 de dezembro de 2025
Na noite desta terça-feira (9), na Arena Independência, o América encerrou a participação na Copa do Brasil Sub-20 como vice-campeão. A equipe DNA Formador foi superada pelo São Paulo por 2 a 1. O zagueiro Luis Henrique marcou o gol do Coelhão que chegou, pela primeira vez, na final da competição nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e três derrotas em oito jogos. Com as competições de 2025 encerradas, o América agora se prepara para a disputa da Copinha em janeiro do próximo ano. O jogo A disputa no primeiro tempo foi acirrada e o DNA Formador teve boas chances de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Karlos Samuel chutou rasteiro de fora da área e a bola passou raspando na trave. A defesa também foi acionada e o goleiro Lecce fez duas defesas providenciais na primeira etapa. Aos 16, a bola sobrou para Jhonatan Lima na entrada da grande área. O camisa 10 finalizou no alvo, mas a bola bateu no marcador. Logo na sequência, Otávio chutou forte, forçou a defesa adversária e ganhou escanteio. Pouco depois, Kappel fez excelente defesa para neutralizar o contra-ataque do time visitante. Aos 43, Karlos Samuel avançou em velocidade pela esquerda, mas a defesa fez o corte. Apesar do volume ofensivo do América, o time paulista abriu o placar nos acréscimos. Na volta do segundo tempo, o DNA Formador intensificou o ritmo de jogo e, aos oito minutos, Kauan Cristtyan roubou a bola dentro da grande área, foi derrubado e Luis Henrique aproveitou. De fora da área, o zagueiro acertou o alvo e empatou o jogo. Sob forte chuva, o América manteve o volume ofensivo. Aos 20, Kauan Cristtyan escorou de cabeça para Kaíque Zizero. Ele tentou o cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo com o esforço do DNA Formador, o time adversário marcou o segundo, aos 22. O Coelhão tentou responder. Na cobrança de falta, Otávio tentou de fora da área e bola passou raspando na trave superior. Mesmo com a entrega do elenco Americano, o placar permaneceu inalterado América 1 x 2 São Paulo América: Lecce; Kappel, Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Kauan Cristtyan (Ariel), Kaíque Zizero e Karlos Samuel (Cauê Machado). Gol: Luís Henrique. Cartões amarelos: Thallyson, Otávio, Kauê Ricardo e Jhonatan Lima. América na Copa do Brasil Sub-20 Jogos: 8 Vitórias: 5 Derrotas: 3 Gols pró: 12 Gols sofridos: 8 Campanha: América 1 x 0 Vila Nova América 2 x 0 Vasco Vasco 3 (1) x (4) 1 América América 1 x 0 Paysandu Paysandu 1 (3) x (4) 0 América América 1 x 0 IAPE IAPE 2 x 5 América América 1 x 2 São Paulo
9 de dezembro de 2025
Na tarde desta terça-feira (9), no Estádio do Canindé, o América venceu o Remo por 4 a 0, em duelo da terceira rodada da primeira fase da Copinha Feminina 2025. Clarinha e Thalita marcaram para as Spartanas que ainda contaram com dois gols contra da equipe adversária. Com o resultado o América soma 4 pontos na tabela do Grupo C - Ipê Amarelo e conta com uma derrota do RB Bragantino diante do São Paulo para permanecer no torneio. As equipes paulistas se enfrentam nesta terça-feira (9), às 18h. O jogo Dominante do início ao fim, o América teve boas chances desde os minutos iniciais e o primeiro gol saiu aos 15 minutos da primeira etapa. Clarinha aproveitou o rebote e, de fora da área, chutou rasteiro para inaugurar o marcador. Mesmo com alta intensidade ofensiva, o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na segunda etapa, no entanto, o time melhorou a finalização. Thalita, que entrou ao longo do jogo, roubou a bola na entrada da grande área e chutou forte para ampliar o placar aos 17. Apenas um minuto depois, Ket iniciou boa jogada pela esquerda, tabelou com Aguiar e, no cruzamento, a defesa adversária mandou pro fundo da rede. As Spartanas mantiveram o mesmo ritmo e, aos 38, Ket cobrou o escanteio, a defesa se atrapalhou novamente e marcou o segundo gol contra.