Novo paredão! Goleira Camila está de volta ao time das Spartanas

Tereza Rebello Horta • 18 de janeiro de 2022
Novo paredão! Goleira Camila está de volta ao time das Spartanas
Revelada pelo Coelhão em 2015, a goleira é o primeiro reforço do Clube para temporada 2022 (Foto: Mourão Panda / América)

O América fechou a contratação do primeiro reforço para a temporada 2022 do time das Spartanas. Trata-se da goleira Camila Menezes, de 30 anos, que assina com o Clube até o fim da temporada 2022.

Natural de Santa Luzia (MG), Camila é uma velha conhecida da torcida americana. Revelada pelo Coelhão em 2015, a goleira coleciona títulos regionais vestindo o manto alviverde. Ao longo de quatro temporadas defendendo o time, ela conquistou o Tricampeonato Mineiro, além de três títulos da Copa BH. Em 2019, assinou com o Cruzeiro-MG, onde atuou por duas temporadas. Já no último ano, ajudou o Bahia-BA no decorrer do Brasileirão Feminino Série A-1. Além de todos esses títulos, Camila soma uma convocação regional para a Seleção Brasileira Feminina, um feito conquistado em 2017. 

“Estou muito feliz em retornar ao América, uma equipe que me rendeu muitas conquistas individuais e títulos. Vou trabalhar muito para que o nosso principal objetivo, que é o acesso à Série A-1, seja alcançado” , disse a goleira.

A Coordenadora Geral do Futebol Feminino, Luiza Parreiras, não poupou elogios à atleta, que está perto de chegar à marca de 100 jogos pelo Coelhão.

“A contratação da Camila foi muito avaliada pela nossa comissão técnica, principalmente pelo Carlão, o preparador da posição. Chegamos a conclusão de que ela se encaixaria bem no nosso modelo de jogo, além de saber da vasta experiência em diferentes clubes do Brasil e a importância da história dela junto ao Clube. A Camila é uma atleta que corresponde a esse alto nível de exigência e tem tudo para somar muito ao nosso time” , destaca Luiza.

Pelo América, Camila somou 91 atuações em sua primeira passagem. Com esse número, a goleira é a terceira atleta com mais jogos pela equipe feminina do Clube. No ranking histórico, ela é superada apenas pela zagueira Nandão, que tem 100 jogos, e pela lateral-esquerda Dani Peré, que, assim como Camila, tem 91 atuações com o manto das Spartanas. 

Em 2022, a equipe feminina do América têm pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro A-2 e o Campeonato Mineiro. Em fevereiro, as atletas iniciam a pré-temporada com o elenco reformulado, que contará com caras novas e algumas remanescentes da última temporada.


Ficha da jogadora

Nome completo: Camila Menezes Timóteo

Data de nascimento: 17/06/1991

Local de nascimento: Santa Luzia (MG)

Altura: 1,70 m

Clubes: Atlético-MG; Social FC-MG; Santa Cruz FC BH-MG; América; Cruzeiro-MG; Bahia-BA.

Principais títulos: Copa BH em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018; Campeonato Mineiro em 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Mais recentes

12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.
10 de dezembro de 2025
Na noite desta terça-feira (9), na Arena Independência, o América encerrou a participação na Copa do Brasil Sub-20 como vice-campeão. A equipe DNA Formador foi superada pelo São Paulo por 2 a 1. O zagueiro Luis Henrique marcou o gol do Coelhão que chegou, pela primeira vez, na final da competição nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e três derrotas em oito jogos. Com as competições de 2025 encerradas, o América agora se prepara para a disputa da Copinha em janeiro do próximo ano. O jogo A disputa no primeiro tempo foi acirrada e o DNA Formador teve boas chances de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Karlos Samuel chutou rasteiro de fora da área e a bola passou raspando na trave. A defesa também foi acionada e o goleiro Lecce fez duas defesas providenciais na primeira etapa. Aos 16, a bola sobrou para Jhonatan Lima na entrada da grande área. O camisa 10 finalizou no alvo, mas a bola bateu no marcador. Logo na sequência, Otávio chutou forte, forçou a defesa adversária e ganhou escanteio. Pouco depois, Kappel fez excelente defesa para neutralizar o contra-ataque do time visitante. Aos 43, Karlos Samuel avançou em velocidade pela esquerda, mas a defesa fez o corte. Apesar do volume ofensivo do América, o time paulista abriu o placar nos acréscimos. Na volta do segundo tempo, o DNA Formador intensificou o ritmo de jogo e, aos oito minutos, Kauan Cristtyan roubou a bola dentro da grande área, foi derrubado e Luis Henrique aproveitou. De fora da área, o zagueiro acertou o alvo e empatou o jogo. Sob forte chuva, o América manteve o volume ofensivo. Aos 20, Kauan Cristtyan escorou de cabeça para Kaíque Zizero. Ele tentou o cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo com o esforço do DNA Formador, o time adversário marcou o segundo, aos 22. O Coelhão tentou responder. Na cobrança de falta, Otávio tentou de fora da área e bola passou raspando na trave superior. Mesmo com a entrega do elenco Americano, o placar permaneceu inalterado América 1 x 2 São Paulo América: Lecce; Kappel, Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Kauan Cristtyan (Ariel), Kaíque Zizero e Karlos Samuel (Cauê Machado). Gol: Luís Henrique. Cartões amarelos: Thallyson, Otávio, Kauê Ricardo e Jhonatan Lima. América na Copa do Brasil Sub-20 Jogos: 8 Vitórias: 5 Derrotas: 3 Gols pró: 12 Gols sofridos: 8 Campanha: América 1 x 0 Vila Nova América 2 x 0 Vasco Vasco 3 (1) x (4) 1 América América 1 x 0 Paysandu Paysandu 1 (3) x (4) 0 América América 1 x 0 IAPE IAPE 2 x 5 América América 1 x 2 São Paulo
9 de dezembro de 2025
Na tarde desta terça-feira (9), no Estádio do Canindé, o América venceu o Remo por 4 a 0, em duelo da terceira rodada da primeira fase da Copinha Feminina 2025. Clarinha e Thalita marcaram para as Spartanas que ainda contaram com dois gols contra da equipe adversária. Com o resultado o América soma 4 pontos na tabela do Grupo C - Ipê Amarelo e conta com uma derrota do RB Bragantino diante do São Paulo para permanecer no torneio. As equipes paulistas se enfrentam nesta terça-feira (9), às 18h. O jogo Dominante do início ao fim, o América teve boas chances desde os minutos iniciais e o primeiro gol saiu aos 15 minutos da primeira etapa. Clarinha aproveitou o rebote e, de fora da área, chutou rasteiro para inaugurar o marcador. Mesmo com alta intensidade ofensiva, o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na segunda etapa, no entanto, o time melhorou a finalização. Thalita, que entrou ao longo do jogo, roubou a bola na entrada da grande área e chutou forte para ampliar o placar aos 17. Apenas um minuto depois, Ket iniciou boa jogada pela esquerda, tabelou com Aguiar e, no cruzamento, a defesa adversária mandou pro fundo da rede. As Spartanas mantiveram o mesmo ritmo e, aos 38, Ket cobrou o escanteio, a defesa se atrapalhou novamente e marcou o segundo gol contra.