Professores da CBF Academy, profissionais do América participam de curso com Staff FIFA

Tereza Rebello Horta • 14 de janeiro de 2022
Professores da CBF Academy, profissionais do América participam de curso com Staff FIFA
Gibson (à esquerda) e Eliney (à direita) na Granja Comary, o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta semana, dois colaboradores do América Futebol Clube marcaram presença no Programa de desenvolvimento de formadores de treinadores, elaborado pela FIFA em parceria com a CBF Academy. O coordenador técnico das Spartanas, Eliney Melo, e o coordenador técnico e metodológico do DNA Formador americano, Gibson Moreira, estão entre os 20 professores contemplados no programa, que foi realizado do dia 8 a 12 de janeiro.

Elaborado pela FIFA e levado a mais de 100 federações, o Programa de desenvolvimento de formadores de treinadores busca formar os profissionais que atuam diretamente na formação dos treinadores de futebol, nos mais diferentes níveis. Para a edição brasileira, foram selecionados profissionais que atuam preferencialmente na licença C de treinadores oferecida pela CBF Academy.

O curso conta com um caminho de aprendizagem composto por diversos módulos. Foram realizadas atividades de e-learning e um curso online ao vivo durante 3 dias. Na próxima fase os participantes contaram com a imersão prática de 5 dias na Granja Comary, em Teresólis, e uma mentoria individual oferecida pelos instrutores da FIFA. Nela, são construídas estratégias de ensino-aprendizagem, caminhos para facilitar a formação dos treinadores e formas eficazes de comunicação que certamente representam importantes conteúdos tanto para as estratégias de formação de treinadores, quanto para a prática no futebol.

Além dos 20 instrutores, o curso também contou com a presença de importantes profissionais da modalidade, como o tetracampeão mundial Carlos Alberto Parreira e os auxiliares do técnico Tite, Cleber Xavier e César Sampaio.

Eliney é coordenador técnico do Futebol Feminino do América. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele ainda soma em seu currículo uma pós-graduação em Treinamento Desportivo e um mestrado e doutorado em Ciências do Treinamento Esportivo. Atualmente divide suas tarefas no Clube com o cargo de coordenador e professor da CBF Academy, com licença B, que é a qualificação do profissional que deseja atuar no futebol com uma prática profissional competente e atualizada.

“Mais uma uma experiência riquíssima pela CBF Academy, com muita troca de experiências entre os professores e o Staff FIFA. É uma honra para mim estar dentre os 20 professores contemplados pela academia” , enfatiza o coordenador.

Desde outubro 2019, Gibson faz parte da família América. Além de atuar como coordenador técnico e metodológico da base, ele também é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. A paixão pelos estudos estendeu sua formação dentro do futebol e lhe rendeu o título de professor da CBF Academy. Sobre a recente experiência, Gibson exalta os conhecimentos que levará ao Clube.

“Foi uma experiência fantástica aprimorar meu conhecimento em futebol e na área de formação de treinadores. Com certeza levarei ao América experiências e técnicas para auxiliar os treinadores do departamento de futebol de base a continuarem crescendo” , disse.

Mais recentes

15 de dezembro de 2025
Na última terça-feira (9), o ex-presidente do América Futebol Clube, Alencar da Silveira Jr., foi homenageado com uma placa instalada em sua cabine na Arena Independência. Mais do que uma homenagem, o gesto simboliza a gratidão do clube por toda a contribuição deixada por Alencar ao longo de sua trajetória no América. A placa foi entregue por Márcio Vidal, Presidente do Conselho de Administração , e, ao recebê-la, Alencar destacou a emoção do reconhecimento: “só agradecer, acho que temos um trabalho que foi feito e reconhecimento, nada melhor que isso”. Alencar da Silveira Jr. presidiu o clube entre 2015 e 2017. Durante sua gestão, o Coelhão conquistou o Campeonato Mineiro após 15 anos, garantiu dois acessos à Série A e foi bicampeão da Série B. Com essa placa, o América Futebol Clube reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que fazem parte de sua história e demonstra gratidão a quem deixou uma marca importante na trajetória do clube. O América é grato a todos aqueles que engrandecem o seu pavilhão.
12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.
10 de dezembro de 2025
Na noite desta terça-feira (9), na Arena Independência, o América encerrou a participação na Copa do Brasil Sub-20 como vice-campeão. A equipe DNA Formador foi superada pelo São Paulo por 2 a 1. O zagueiro Luis Henrique marcou o gol do Coelhão que chegou, pela primeira vez, na final da competição nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e três derrotas em oito jogos. Com as competições de 2025 encerradas, o América agora se prepara para a disputa da Copinha em janeiro do próximo ano. O jogo A disputa no primeiro tempo foi acirrada e o DNA Formador teve boas chances de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Karlos Samuel chutou rasteiro de fora da área e a bola passou raspando na trave. A defesa também foi acionada e o goleiro Lecce fez duas defesas providenciais na primeira etapa. Aos 16, a bola sobrou para Jhonatan Lima na entrada da grande área. O camisa 10 finalizou no alvo, mas a bola bateu no marcador. Logo na sequência, Otávio chutou forte, forçou a defesa adversária e ganhou escanteio. Pouco depois, Kappel fez excelente defesa para neutralizar o contra-ataque do time visitante. Aos 43, Karlos Samuel avançou em velocidade pela esquerda, mas a defesa fez o corte. Apesar do volume ofensivo do América, o time paulista abriu o placar nos acréscimos. Na volta do segundo tempo, o DNA Formador intensificou o ritmo de jogo e, aos oito minutos, Kauan Cristtyan roubou a bola dentro da grande área, foi derrubado e Luis Henrique aproveitou. De fora da área, o zagueiro acertou o alvo e empatou o jogo. Sob forte chuva, o América manteve o volume ofensivo. Aos 20, Kauan Cristtyan escorou de cabeça para Kaíque Zizero. Ele tentou o cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo com o esforço do DNA Formador, o time adversário marcou o segundo, aos 22. O Coelhão tentou responder. Na cobrança de falta, Otávio tentou de fora da área e bola passou raspando na trave superior. Mesmo com a entrega do elenco Americano, o placar permaneceu inalterado América 1 x 2 São Paulo América: Lecce; Kappel, Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Kauan Cristtyan (Ariel), Kaíque Zizero e Karlos Samuel (Cauê Machado). Gol: Luís Henrique. Cartões amarelos: Thallyson, Otávio, Kauê Ricardo e Jhonatan Lima. América na Copa do Brasil Sub-20 Jogos: 8 Vitórias: 5 Derrotas: 3 Gols pró: 12 Gols sofridos: 8 Campanha: América 1 x 0 Vila Nova América 2 x 0 Vasco Vasco 3 (1) x (4) 1 América América 1 x 0 Paysandu Paysandu 1 (3) x (4) 0 América América 1 x 0 IAPE IAPE 2 x 5 América América 1 x 2 São Paulo