América fecha com o meia colombiano Índio Ramírez

Estevão Germano • 7 de janeiro de 2022
América fecha com o meia colombiano Índio Ramírez
Jovem meia é a quarta contratação realizada nesta temporada e passa a ser o segundo colombiano do elenco atual (Arte: Gabriel Morais / América)

O América acertou a contratação de mais um atleta para a temporada 2022. Desta vez, o setor a ser reforçado para o importante ano de competições internacionais e nacionais é o meio-campo. Juan Pablo Ramírez Velásquez, conhecido também como Índio Ramírez, é o novo atleta do Coelho.

O jovem armador de 24 anos chega através de empréstimo do Atlético Nacional-COL, assinando com o América até o fim da atual temporada. O Coelho fica com a opção de compra ao fim desse período.  El Índio  pode atuar tanto centralizado, na construção ofensiva, quanto pelos lados do ataque.

Nascido na cidade colombiana de Rionegro, Índio Ramírez começou sua carreira no Leones, time da cidade de Itagüí. Ainda com idade de base, se destacou e chamou a atenção do Atlético Nacional, um dos maiores clubes do país, que o contratou em 2015.

No Atlético Nacional, inicialmente atuou pela categoria Sub-20, mas em 2016 fez sua estreia no time profissional. O jovem meia participou de um dos anos mais vitoriosos da história de sua equipe, com a conquista da Copa Libertadores e a chegada à final da Copa Sul-Americana.

Com um futebol habilidoso, Índio Ramírez defendeu a Seleção Colombiana de base, com destaque para a disputa do Sul-Americano de 2017 no Equador.

Entre 2017 e 2018, Índio Ramírez atuou por empréstimo por outras equipes colombianas, mas ainda em 2018 retornou ao Atlético Nacional e teve boas sequências.

Na temporada 2020, após atuar no Atlético Bucaramanga, foi contratado pelo Bahia. No clube de Salvador, ajudou seu time a permanecer na primeira divisão naquela temporada. Em 2021, conquistou a Copa do Nordeste. No fim do ano, Ramírez deixou o Bahia ao receber a proposta do América.


Ficha do jogador

Nome completo:  Juan Pablo Ramírez Velásquez
Data de nascimento:  23/11/1997
Local de nascimento:  Rio Negro (Antioquia) – Colômbia
Altura:  1,82 m
Clubes:  Leones-COL (até 2015; 2018), Atlético Nacional-COL (2015 a 2019), Deportivo Pasto-COL (2017), Atlético Bucaramanga-COL (2017 e 2020), Bahia-BA (2020 a 2021).
Principais títulos:  Copa Libertadores (2016), Recopa Sul-Americana (2017), Copa do Nordeste (2021) e Copa Colômbia (2016 e 2018).

Mais recentes

13 de setembro de 2025
Pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o América empatou em 0 a 0, com o Paysandu, neste sábado (13), em Belém, no Pará, no estádio Mangueirão. Com o resultado, o Coelhão chega a 27 pontos na tabela de classificação. A próxima partida é no domingo (21), às 16h, contra o Coritiba, no Independência. O Jogo Numa primeira etapa muito disputada, o Coelhão foi em busca da vitória. Arthur chutou de fora da área, e o goleiro do adversário espalmou. O técnico Alberto Valentim precisou mexer no time antes dos 15 minutos, quando Dalbert sentiu uma lesão e foi substituído por Paulinho. No segundo tempo, o time da casa veio pra cima e o América soube segurar a pressão. A defesa americana de comportou bem. Gustavo precisou fazer apenas uma defesa. Lá na frente, Stenio teve uma boa chance no começo da segunda etapa. Já no final, Arthur recebeu boa bola na frente, mas a zaga adversária impediu um possível cruzamento. O América foi a campo com: Gustavo, Júlio César (Samuel Alves) ,Ricardo Silva (C),Lucão e Dalbert (Paulinho); Felipe Amaral, Kauã Diniz e Fer Elizari (Emerson); Stênio (David), Arthur e Willian Dubgod (Facundo).
12 de setembro de 2025
Com grande pesar, o América Futebol Clube comunica o falecimento de José Delgado Almeida, um de seus mais ilustres torcedores, aos 72 anos. Primo do ex-presidente Antonio Baltazar e do Desembargador Antonio Armando, José Delgado Almeida deixa um valioso legado de tradição e amor ao clube para toda sua família. Neste momento de luto, o América se solidariza com a dor de familiares e amigos, e deseja que encontrem força para superar esta perda.
Por Moisés Elias 11 de setembro de 2025
Imagem: Lucas Pousa O América garantiu sua vaga na final do Campeonato Metropolitano de Futsal, na última terça-feira (09), após bater a equipe do Cruzeiro pelo placar de 7x4, no Ginásio Divino Braga, em jogo válido pela última rodada da competição. Com dois gols de Pepê e Joãozinho a conta da partida foi fechada com Gui Lopes, Tanque e Lucas Diniz, que anotaram um gol cada, ajudando o Coelhão a garantir a vaga para a finalíssima, que será disputada frente ao Minas Tênis Clube, ainda sem datas definidas pela Federação Mineira de Futsal. Com média de 6,8 gols por partida, a equipe americana encerra sua participação na primeira fase do torneio com 15 pontos em 18 disputados, marcando impressionantes 41 gols em seis jogos.  Agora, a equipe comandada pelo técnico Thales Henrique volta sua concentração para o Campeonato Brasileiro da categoria, onde enfrenta o Traipu de Alagoas, no próximo dia 27 setembro, em jogo de ida pela fase oitavas de final. O primeiro jogo do confronto acontece com mando do América, no Ginásio Wilson Fernandes Reis, em Nova Lima. A partida de volta tem data prevista para 4 de outubro, em solo Alagoano, na cidade de Traipu.