América fecha com o meia colombiano Índio Ramírez

Estevão Germano • 7 de janeiro de 2022
América fecha com o meia colombiano Índio Ramírez
Jovem meia é a quarta contratação realizada nesta temporada e passa a ser o segundo colombiano do elenco atual (Arte: Gabriel Morais / América)

O América acertou a contratação de mais um atleta para a temporada 2022. Desta vez, o setor a ser reforçado para o importante ano de competições internacionais e nacionais é o meio-campo. Juan Pablo Ramírez Velásquez, conhecido também como Índio Ramírez, é o novo atleta do Coelho.

O jovem armador de 24 anos chega através de empréstimo do Atlético Nacional-COL, assinando com o América até o fim da atual temporada. O Coelho fica com a opção de compra ao fim desse período.  El Índio  pode atuar tanto centralizado, na construção ofensiva, quanto pelos lados do ataque.

Nascido na cidade colombiana de Rionegro, Índio Ramírez começou sua carreira no Leones, time da cidade de Itagüí. Ainda com idade de base, se destacou e chamou a atenção do Atlético Nacional, um dos maiores clubes do país, que o contratou em 2015.

No Atlético Nacional, inicialmente atuou pela categoria Sub-20, mas em 2016 fez sua estreia no time profissional. O jovem meia participou de um dos anos mais vitoriosos da história de sua equipe, com a conquista da Copa Libertadores e a chegada à final da Copa Sul-Americana.

Com um futebol habilidoso, Índio Ramírez defendeu a Seleção Colombiana de base, com destaque para a disputa do Sul-Americano de 2017 no Equador.

Entre 2017 e 2018, Índio Ramírez atuou por empréstimo por outras equipes colombianas, mas ainda em 2018 retornou ao Atlético Nacional e teve boas sequências.

Na temporada 2020, após atuar no Atlético Bucaramanga, foi contratado pelo Bahia. No clube de Salvador, ajudou seu time a permanecer na primeira divisão naquela temporada. Em 2021, conquistou a Copa do Nordeste. No fim do ano, Ramírez deixou o Bahia ao receber a proposta do América.


Ficha do jogador

Nome completo:  Juan Pablo Ramírez Velásquez
Data de nascimento:  23/11/1997
Local de nascimento:  Rio Negro (Antioquia) – Colômbia
Altura:  1,82 m
Clubes:  Leones-COL (até 2015; 2018), Atlético Nacional-COL (2015 a 2019), Deportivo Pasto-COL (2017), Atlético Bucaramanga-COL (2017 e 2020), Bahia-BA (2020 a 2021).
Principais títulos:  Copa Libertadores (2016), Recopa Sul-Americana (2017), Copa do Nordeste (2021) e Copa Colômbia (2016 e 2018).

Mais recentes

30 de abril de 2025
O América Futebol Clube informa que, por deliberação da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (30), a reunião do Conselho para prestação de contas foi adiada. Uma nova Assembleia será convocada oportunamente pelo Conselho de Administração, em data a ser definida, e comunicada aos associados.
30 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira as Spartanas venceram o São Paulo, por 3 a 1, jogando fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O JOGO Logo no primeiro tempo, as Spartanas mostraram que estavam dispostas a brigar pelos três pontos. Rafa Levis arriscou de fora da área e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa. Pouco depois, Radija invadiu a área e chutou forte, novamente exigindo uma boa intervenção. Mesmo com boas chegadas das Spartanas, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.Na segunda etapa, a pressão americana se transformou em vantagem. Após jogada pela esquerda, Ilana cruzou na área e a zaga adversária acabou desviando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o América, aos 06 minutos. Aos 23 a equipe adversária marcou deixando tudo igual no placar. Mesmo com o empate as Spartanas mantiveram o ritmo intenso e, com personalidade, retomaram a frente no placar após Soraya converter pênalti sofrido por Gadu, com categoria e força, aos 32 do segundo tempo. Fechando a grande atuação americana, Rafa Levis cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, selando o triunfo das Spartanas com um placar expressivo. A vitória reforça o bom momento da equipe comanda por Jorge Victor na competição e o espírito combativo que tem sido marca registrada das Spartanas na temporada. Com a vitória, o América entrou no G-8 do Brasileirão, na sexta posição, com 12 pontos. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no próximo domingo (4), às 15h, para enfrentar o Fluminense.
30 de abril de 2025
No último sábado (26), a equipe de masters do América Futebol Clube realizou um amistoso contra o time formado pela torcida organizada Camisa 12, no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas. A festividade foi realizada em homenagem aos 113 anos do América Futebol Clube, comemorados no dia 30 de abril, e contou com a presença de grandes nomes que marcaram a rica história do Coelhão, como Euller, Estevam, Tucho, dentre outros. O placar final foi 6 a 1 para a equipe de masters do América Futebol Clube, que manteve uma invencibilidade construída desde 2017. Além do amistoso, a festividade também contou com a entrega de kits de uniformes para os meninos do projeto social Vila Califórnia, de Belo Horizonte.