América domina e vence a Chapecoense em casa

Tereza Rebello Horta • 1 de dezembro de 2021
América domina e vence a Chapecoense em casa
Ademir foi destaque na partida e marcou 2 gols para o Coelhão (Foto: Mourão Panda / AFC)

O América conquistou mais uma grande vitória, na noite desta terça, jogando em casa com o apoio de sua torcida. Com muita raça e chutes precisos ao gol, o Coelho derrotou a Chapecoense-SC por 3 a 0 em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão. Fabrício Daniel e Ademir, duas vezes, foram os autores dos gols do Coelhão que segue embalado na luta por uma vaga em uma competição internacional.

Com a vitória, o América chega a 49 pontos e sobe firmemente na tabela da Série A, ocupando momentaneamente a 8ª colocação. O próximo adversário do time comandado pelo técnico Marquinhos Santos é o Ceará-CE, no próximo domingo, às 19h, na capital cearense.

O JOGO

Apesar da Chapecoense-SC dar o pontapé inicial, foi o Coelhão que teve a primeira chance de gol na partida. Aos 2 minutos, Marlon chutou colocado na entrada da área e o goleiro adversário precisou trabalhar para que o Coelhão não abrisse o placar na Arena Independência. 

Apesar da chance criada logo nos primeiros minutos, o jogo permaneceu truncado até os 20 minutos da etapa inicial. O América trabalhava a bola e tentava encontrar espaços na marcação da Chapecoense, mas pecava no último passe.

Aos 32 minutos, mais um milagre do goleiro do Coelhão. Após o árbitro marcar pênalti em um toque de braço de Ricardo Silva, Matheus Cavichioli defendeu a cobrança de Mike e salvou o América. Com a equipe americana dominando as jogadas e somando as melhores finalizações da partida, era só questão de tempo para que o marcador saísse do 0 a 0. Aos 42 minutos, Ademir chuta de dentro da área e no rebote do goleiro, balança as redes.

Na volta do intervalo o time americano seguiu embalado, mantendo a posse de bola e criando no ataque. Aos 13 minutos, em uma saída errada da Chapecoense, Marlon rouba a bola e toca para Fabrício Daniel na área, que marca o 2º gol do Coelho. O jogo seguiu com domínio total da equipe americana, que ainda teve tempo de ampliar o placar. Aos 23 minutos, o árbitro marcou pênalti a favor do Coelho. Como o bom artilheiro que é, Ademir colocou mais um na sua conta. Aos 49, o juiz decretou fim de jogo na Arena Independência.


FICHA DO JOGO

América 3×0 Chapecoense-SC

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 35

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Neuza Inês Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Árbitro de vídeo: Leone Carvalho Rocha (GO) 

Gols: Ademir (2x) e Fabrício Daniel (América).

Cartões amarelos: Ricardo Silva (América); Moisés Ribeiro (Chapecoense); Alê (América) e Busanello (Chapecoense).

América

Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann (Anderson), Ricardo Silva e Marlon (Marcelo Toscano); Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Ademir, Felipe Azevedo (Alan Ruschel) e Fabrício Daniel (Rodolfo).

Técnico: Marquinhos Santos

Chapecoense-SC

João; Joilson, Ignácio, Ezequiel, Busanello; Ronei, Moisés Ribeiro (Renê Júnior), Lima (Perotti), Mike (Kaio Nunes); Bruno Silva (Geuvânio) e Henrique Almeida (Marquinho).

Técnico: Felipe Endres

Mais recentes

12 de dezembro de 2025
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o DNA Formador americano, o América Futebol Clube anuncia Eduardo Guadagnucci como novo treinador do Sub-20. O profissional de 38 anos possui ampla experiência nas categorias de base de clubes de destaque do futebol brasileiro, como Cruzeiro, EC Bahia, Novorizontino e Palmeiras. Ao longo de sua trajetória, Guadagnucci deixou marcas importantes por onde passou, desenvolveu atletas e conquistou títulos. O mais recente foi há duas semanas, quando venceu o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Palmeiras. Em 2024, já havia erguido a taça dessa mesma competição, comandando o Sub-20 do Novorizontino. Guadagnucci também foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo EC Bahia, acumula experiências no Sub-15 e Sub-17 do Cruzeiro e da Ferroviária, e já atuou como técnico interino do Sub-23 do EC Bahia. A escolha pelo treinador foi fortemente pautada por sua trajetória consistente em grandes clubes do país, como destaca Mauro Júnior, Gerente Técnico da Base do Coelhão: “Eduardo reúne conhecimento, liderança e uma visão totalmente alinhada com o que buscamos para o DNA Formador. Sua trajetória mostra não apenas competência, mas também a capacidade de construir ambientes formativos e vencedores.” Eduardo Guadagnucci é graduado em Educação Física e possui as licenças A e B de treinador, concedidas pela CBF. Sua apresentação oficial acontecerá nesta segunda-feira, e seu primeiro desafio será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A contratação reforça o compromisso do América Futebol Clube em investir continuamente na formação de atletas e evidencia uma visão estratégica que busca não apenas fortalecer suas categorias de base, mas também assegurar que o clube siga como referência na revelação de talentos e na construção de um futuro sustentável para o futebol brasileiro.
10 de dezembro de 2025
Na noite desta terça-feira (9), na Arena Independência, o América encerrou a participação na Copa do Brasil Sub-20 como vice-campeão. A equipe DNA Formador foi superada pelo São Paulo por 2 a 1. O zagueiro Luis Henrique marcou o gol do Coelhão que chegou, pela primeira vez, na final da competição nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e três derrotas em oito jogos. Com as competições de 2025 encerradas, o América agora se prepara para a disputa da Copinha em janeiro do próximo ano. O jogo A disputa no primeiro tempo foi acirrada e o DNA Formador teve boas chances de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Karlos Samuel chutou rasteiro de fora da área e a bola passou raspando na trave. A defesa também foi acionada e o goleiro Lecce fez duas defesas providenciais na primeira etapa. Aos 16, a bola sobrou para Jhonatan Lima na entrada da grande área. O camisa 10 finalizou no alvo, mas a bola bateu no marcador. Logo na sequência, Otávio chutou forte, forçou a defesa adversária e ganhou escanteio. Pouco depois, Kappel fez excelente defesa para neutralizar o contra-ataque do time visitante. Aos 43, Karlos Samuel avançou em velocidade pela esquerda, mas a defesa fez o corte. Apesar do volume ofensivo do América, o time paulista abriu o placar nos acréscimos. Na volta do segundo tempo, o DNA Formador intensificou o ritmo de jogo e, aos oito minutos, Kauan Cristtyan roubou a bola dentro da grande área, foi derrubado e Luis Henrique aproveitou. De fora da área, o zagueiro acertou o alvo e empatou o jogo. Sob forte chuva, o América manteve o volume ofensivo. Aos 20, Kauan Cristtyan escorou de cabeça para Kaíque Zizero. Ele tentou o cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo com o esforço do DNA Formador, o time adversário marcou o segundo, aos 22. O Coelhão tentou responder. Na cobrança de falta, Otávio tentou de fora da área e bola passou raspando na trave superior. Mesmo com a entrega do elenco Americano, o placar permaneceu inalterado América 1 x 2 São Paulo América: Lecce; Kappel, Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Kauan Cristtyan (Ariel), Kaíque Zizero e Karlos Samuel (Cauê Machado). Gol: Luís Henrique. Cartões amarelos: Thallyson, Otávio, Kauê Ricardo e Jhonatan Lima. América na Copa do Brasil Sub-20 Jogos: 8 Vitórias: 5 Derrotas: 3 Gols pró: 12 Gols sofridos: 8 Campanha: América 1 x 0 Vila Nova América 2 x 0 Vasco Vasco 3 (1) x (4) 1 América América 1 x 0 Paysandu Paysandu 1 (3) x (4) 0 América América 1 x 0 IAPE IAPE 2 x 5 América América 1 x 2 São Paulo
9 de dezembro de 2025
Na tarde desta terça-feira (9), no Estádio do Canindé, o América venceu o Remo por 4 a 0, em duelo da terceira rodada da primeira fase da Copinha Feminina 2025. Clarinha e Thalita marcaram para as Spartanas que ainda contaram com dois gols contra da equipe adversária. Com o resultado o América soma 4 pontos na tabela do Grupo C - Ipê Amarelo e conta com uma derrota do RB Bragantino diante do São Paulo para permanecer no torneio. As equipes paulistas se enfrentam nesta terça-feira (9), às 18h. O jogo Dominante do início ao fim, o América teve boas chances desde os minutos iniciais e o primeiro gol saiu aos 15 minutos da primeira etapa. Clarinha aproveitou o rebote e, de fora da área, chutou rasteiro para inaugurar o marcador. Mesmo com alta intensidade ofensiva, o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na segunda etapa, no entanto, o time melhorou a finalização. Thalita, que entrou ao longo do jogo, roubou a bola na entrada da grande área e chutou forte para ampliar o placar aos 17. Apenas um minuto depois, Ket iniciou boa jogada pela esquerda, tabelou com Aguiar e, no cruzamento, a defesa adversária mandou pro fundo da rede. As Spartanas mantiveram o mesmo ritmo e, aos 38, Ket cobrou o escanteio, a defesa se atrapalhou novamente e marcou o segundo gol contra.