No Maracanã, América é superado pelo Fluminense

Estevão Germano • 21 de novembro de 2021
No Maracanã, América é superado pelo Fluminense
Depois de três rodadas seguidas com bons resultados, Coelho foi derrotado pelo Fluminense-RJ (Foto: Marina Almeida / América)

O América foi até o estádio Maracanã, na tarde deste domingo, e sofreu um revés pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Contra o Fluminense-RJ, o Coelho não conseguiu fazer uma boa atuação e foi superado pelo placar de 2 a 0.

Com a derrota fora de casa, o América volta a tropeçar após três jogos do Brasileirão. O time comandado pelo técnico Marquinhos Santos permanece com 45 pontos e, momentaneamente, é o décimo colocado na tabela de classificação. O Coelho seguirá na briga por uma vaga em competições continentais nas quatro últimas rodadas da competição.

O América volta a campo no próximo sábado (27), contra o Red Bull Bragantino-SP, jogo que será válido pela 36ª rodada. O confronto será disputado no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

O JOGO

O primeiro tempo no Maracanã foi bastante truncado. Ambas as equipes mostraram eficiência na marcação e diminuíram bastante os espaços. Nos primeiros minutos, poucas finalizações aconteceram, mas aos poucos o time da casa passou a ocupar mais o campo de ataque. O América mostrou dificuldades na criação, conseguindo articular poucas jogadas efetivas no campo ofensivo. Com os erros de passes americanos, o Fluminense-RJ acabou tendo maior domínio da posse de bola.

Apesar de ficar mais com a bola, o Fluminense-RJ conseguiu chegar pouco com perigo ao gol de Matheus Cavichioli e, nas vezes que chegou, encontrou o goleiro americano bem posicionado para fazer as defesas. Entretanto, aos 43 minutos, após cobrança de falta pelo lado, toda a defesa americana saiu, e os atletas do Fluminense-RJ trocaram passes livres dentro da área, com o atleta Luiz Henrique marcando o gol. O lance foi revisado pelo VAR e validado pela arbitragem. Com isso, o Coelho foi para o intervalo com o revés parcial por 1 a 0.

No segundo tempo, o América melhorou e passou a buscar mais o ataque, trocando passes com maior qualidade. O time teve algumas oportunidades de gol após cruzamentos para a área, mas a defesa do Fluminense-RJ conseguiu evitar o empate. O técnico Marquinhos Santos fez substituições, buscando aumentar o ímpeto ofensivo da equipe. Contudo, o Fluminense-RJ sustentava a vitória.

Aos 37 minutos, o atleta Cazares foi lançado na área, se enroscou com Eduardo Bauermann e caiu. O árbitro Heber Roberto Lopes marcou a penalidade, embora o lance tenha sido duvidoso. Fred foi para a cobrança e venceu o goleiro Cavichioli para ampliar para o Fluminense-RJ.

Nos minutos finais, o América ainda buscou o ataque para diminuir a desvantagem, com tentativas de Carlos Alberto e Yan Sasse, que entraram na segunda etapa, além de Ademir. Mas a partida encerrou-se com o 2 a 0 a favor da equipe adversária.


FICHA DO JOGO

Fluminense-RJ 2×0 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 34
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (CBF/SC)
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (CBF/PR) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CBF/CE)
Árbitro de vídeo: Elmo Alves Resende Cunha (CBF/GO)

Gols: Luiz Henrique, aos 43min do 1ºT, e Fred, aos 37min do 2º T (Fluminense-RJ)
Cartões amarelos: Alê e Juninho (América) / André (Fluminense-RJ)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal (Yan Sasse), Juninho e Alê (Marcelo Toscano); Ademir, Felipe Azevedo (Carlos Alberto) e Mauro Zárate (Fabrício Daniel).

Técnico: Marquinhos Santos

Fluminense-RJ
Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino (Luccas Claro), David Braz e Marlon; André, Yago Felipe e Martinelli (Nonato); Luiz Henrique (Arias), Caio Paulista (Cazares) e Fred (Bobadilla).

Técnico: Marcão

Mais recentes

14 de julho de 2025
O América acertou a contratação do atacante Héber Araújo, de 33 anos, para a sequência da temporada. O jogador chega com contrato válido até 30 de novembro de 2026 e já está integrado ao elenco americano. Héber estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes. Fora do Brasil desde 2015, o atleta foi revelado pelo Figueirense e também possui passagens pelo CRAC, Avaí e Paysandu. O último time brasileiro que o atacante jogou foi o clube do Pará, em 2015. O atleta também possui passagens pelo futebol da Armênia e futebol croata. Nos Estados Unidos, o atacante se destacou com a camisa do New york City FC ao longo de quatro temporadas, quando marcou 30 gols em 90 jogos. Depois, o atleta assinou contrato com o Seatlle Sounders e marcou dois gols em 26 jogos. No total, o centroavante fez 380 jogos como profissional e marcou 136 gols.
14 de julho de 2025
Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Convocação Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube e a pedido endereçado a presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 15 de julho de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a. Discussão sobre soluções para a grave situação financeira do clube; b. Criação do Instituto Decacampeão, para captação de projetos como o do Museu; c. Outros assuntos de interesse social . A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Belo Horizonte, 12 de julho de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo  Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.