Marquinhos Santos é apresentado e destaca confiança no elenco americano para a reta final da Série A

Tereza Rebello Horta • 20 de outubro de 2021
Marquinhos Santos é apresentado e destaca confiança no elenco americano para a reta final da Série A
Marquinhos Santos já estará no comando da equipe americana no duelo deste sábado (Foto: Mourão Panda / América)

Nesta quarta-feira, o técnico Marquinhos Santos foi oficialmente apresentado pelo América. O técnico, anunciado na última segunda-feira, conheceu a Sede Administrativa do Clube, vestiu o manto americano e respondeu às perguntas enviadas pela imprensa. O novo comandante assinou contrato até o fim do Campeonato Mineiro de 2022, em maio do ano que vem. 

Nesta manhã, o treinador foi oficialmente apresentado por Marcus Salum, Coordenador Futebol Clube-Empresa e Euler Araújo, membro do Conselho de Administração, sendo recepcionado por todos os colaboradores do Clube.

O novo comandante do Coelho começou sua carreira como técnico profissional no Coritiba e acumula passagens por mais 8 clubes do futebol brasileiro. Nesse ano, o treinador foi eleito o melhor técnico do Campeonato Gaúcho, pelo Juventude.

Marcus Salum frisou sua confiança no talento do novo treinador para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na temporada e alcançar os objetivos do Clube. 

“Hoje estamos dando as boas-vindas ao Marquinhos, desejando a ele e ao América muita sorte. Vínhamos monitorando o mercado e ele é um profissional de muita qualidade. Nós entendemos no momento que é a pessoa certa, no lugar certo, para continuar o trabalho que vinha sido feito por aqui.”

O novo comandante do Coelhão projetou o seu futuro com o Clube e analisou o elenco que tem à disposição.

“Primeiramente é uma satisfação imensa estar à frente de um grande Clube como é o América. O grupo que temos tem personalidade e muita qualidade, o qual estudei como adversário por algumas vezes. Isso também me motivou a aceitar o convite feito por Marcus Salum.”

Marquinhos também deixou seu recado para a Nação Americana. 

“Nação Americana, o empenho que terei em prol do nosso Coelhão será sempre muito grande. O América é forte, é um time de tradição, uma camisa pesada. Chego para somar junto a esse elenco e essa torcida apaixonada rumo ao sucesso.”

Além do técnico, o auxiliar Edison Borges passa a fazer parte do grupo americano. Natural de Curitiba, Edson iniciou sua carreira como jogador em 1986 e se formou em Educação Física. Em 2006 se firmou como auxiliar técnico do Coritiba, onde atuou até 2014. Como treinador, dirigiu ainda os times principais do Rio Branco de Paranaguá (2005), do Foz do Iguaçu FC (2013) e do Juventus-SC (2015). Nos últimos meses, esteve no Londrina com a missão de comandar o time Sub-20.

Confira o áudio da entrevista de apresentação do técnico Marquinhos Santos:

Mais recentes

14 de julho de 2025
O América acertou a contratação do atacante Héber Araújo, de 33 anos, para a sequência da temporada. O jogador chega com contrato válido até 30 de novembro de 2026 e já está integrado ao elenco americano. Héber estava no Al Urooba, dos Emirados Árabes. Fora do Brasil desde 2015, o atleta foi revelado pelo Figueirense e também possui passagens pelo CRAC, Avaí e Paysandu. O último time brasileiro que o atacante jogou foi o clube do Pará, em 2015. O atleta também possui passagens pelo futebol da Armênia e futebol croata. Nos Estados Unidos, o atacante se destacou com a camisa do New york City FC ao longo de quatro temporadas, quando marcou 30 gols em 90 jogos. Depois, o atleta assinou contrato com o Seatlle Sounders e marcou dois gols em 26 jogos. No total, o centroavante fez 380 jogos como profissional e marcou 136 gols.
14 de julho de 2025
Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo Convocação Conforme o artigo 36 do Estatuto Social do América Futebol Clube e a pedido endereçado a presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo, ficam convocados os integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, do América Futebol Clube, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260-070, na cidade de Belo Horizonte/MG, no dia 15 de julho de 2025, terça-feira, às 18:30 horas, em 1ª chamada, ou às 19:00 horas, em 2ª chamada, para: a. Discussão sobre soluções para a grave situação financeira do clube; b. Criação do Instituto Decacampeão, para captação de projetos como o do Museu; c. Outros assuntos de interesse social . A reunião ocorrerá apenas na forma presencial. A presença dos integrantes do Conselho Consultivo será registrada através de relação dos presentes, que deverá ser assinada pelo Presidente da sessão e do secretário. Belo Horizonte, 12 de julho de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo  Paulo Ramiz Lasmar Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
12 de julho de 2025
Neste sábado (12), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o América foi superado pelo Novorizontino por 3 a 1, em duelo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O JOGO Ao longo da primeira etapa, o América dominou as principais ações ofensivas e somou boas chances de gol. Aos 18 minutos, Cauan Barros finalizou fora da área e a bola acertou o travessão. Aos 33, Miqueias foi derrubado próximo à linha lateral direita e a arbitragem marcou falta. Na cobrança, Miguelito mandou a bola em direção a pequena área e Cauan Barros, de cabeça, balançou as redes para o Coelho. Já no fim da primeira etapa, foi marcado pênalti para a equipe adversária que igualou o placar. No segundo tempo, o América somou novas chances de gol mas, aos 27 minutos, o Novorizontino virou o jogo. O técnico Enderson Moreira promoveu mudanças e a equipe americana insistiu nas jogadas ofensivas. O time da casa, no entanto, marcou pela terceira vez nos acréscimos. CALENDÁRIO Na próxima rodada do Brasileiro, o América enfrenta a Chapecoense, dia 20 de julho (domingo), às 18h30, na Arena Indepêndecia.