Marquinhos Santos é apresentado e destaca confiança no elenco americano para a reta final da Série A

Tereza Rebello Horta • 20 de outubro de 2021
Marquinhos Santos é apresentado e destaca confiança no elenco americano para a reta final da Série A
Marquinhos Santos já estará no comando da equipe americana no duelo deste sábado (Foto: Mourão Panda / América)

Nesta quarta-feira, o técnico Marquinhos Santos foi oficialmente apresentado pelo América. O técnico, anunciado na última segunda-feira, conheceu a Sede Administrativa do Clube, vestiu o manto americano e respondeu às perguntas enviadas pela imprensa. O novo comandante assinou contrato até o fim do Campeonato Mineiro de 2022, em maio do ano que vem. 

Nesta manhã, o treinador foi oficialmente apresentado por Marcus Salum, Coordenador Futebol Clube-Empresa e Euler Araújo, membro do Conselho de Administração, sendo recepcionado por todos os colaboradores do Clube.

O novo comandante do Coelho começou sua carreira como técnico profissional no Coritiba e acumula passagens por mais 8 clubes do futebol brasileiro. Nesse ano, o treinador foi eleito o melhor técnico do Campeonato Gaúcho, pelo Juventude.

Marcus Salum frisou sua confiança no talento do novo treinador para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na temporada e alcançar os objetivos do Clube. 

“Hoje estamos dando as boas-vindas ao Marquinhos, desejando a ele e ao América muita sorte. Vínhamos monitorando o mercado e ele é um profissional de muita qualidade. Nós entendemos no momento que é a pessoa certa, no lugar certo, para continuar o trabalho que vinha sido feito por aqui.”

O novo comandante do Coelhão projetou o seu futuro com o Clube e analisou o elenco que tem à disposição.

“Primeiramente é uma satisfação imensa estar à frente de um grande Clube como é o América. O grupo que temos tem personalidade e muita qualidade, o qual estudei como adversário por algumas vezes. Isso também me motivou a aceitar o convite feito por Marcus Salum.”

Marquinhos também deixou seu recado para a Nação Americana. 

“Nação Americana, o empenho que terei em prol do nosso Coelhão será sempre muito grande. O América é forte, é um time de tradição, uma camisa pesada. Chego para somar junto a esse elenco e essa torcida apaixonada rumo ao sucesso.”

Além do técnico, o auxiliar Edison Borges passa a fazer parte do grupo americano. Natural de Curitiba, Edson iniciou sua carreira como jogador em 1986 e se formou em Educação Física. Em 2006 se firmou como auxiliar técnico do Coritiba, onde atuou até 2014. Como treinador, dirigiu ainda os times principais do Rio Branco de Paranaguá (2005), do Foz do Iguaçu FC (2013) e do Juventus-SC (2015). Nos últimos meses, esteve no Londrina com a missão de comandar o time Sub-20.

Confira o áudio da entrevista de apresentação do técnico Marquinhos Santos:

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.