Marquinhos Santos é apresentado e destaca confiança no elenco americano para a reta final da Série A

Tereza Rebello Horta • 20 de outubro de 2021
Marquinhos Santos é apresentado e destaca confiança no elenco americano para a reta final da Série A
Marquinhos Santos já estará no comando da equipe americana no duelo deste sábado (Foto: Mourão Panda / América)

Nesta quarta-feira, o técnico Marquinhos Santos foi oficialmente apresentado pelo América. O técnico, anunciado na última segunda-feira, conheceu a Sede Administrativa do Clube, vestiu o manto americano e respondeu às perguntas enviadas pela imprensa. O novo comandante assinou contrato até o fim do Campeonato Mineiro de 2022, em maio do ano que vem. 

Nesta manhã, o treinador foi oficialmente apresentado por Marcus Salum, Coordenador Futebol Clube-Empresa e Euler Araújo, membro do Conselho de Administração, sendo recepcionado por todos os colaboradores do Clube.

O novo comandante do Coelho começou sua carreira como técnico profissional no Coritiba e acumula passagens por mais 8 clubes do futebol brasileiro. Nesse ano, o treinador foi eleito o melhor técnico do Campeonato Gaúcho, pelo Juventude.

Marcus Salum frisou sua confiança no talento do novo treinador para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na temporada e alcançar os objetivos do Clube. 

“Hoje estamos dando as boas-vindas ao Marquinhos, desejando a ele e ao América muita sorte. Vínhamos monitorando o mercado e ele é um profissional de muita qualidade. Nós entendemos no momento que é a pessoa certa, no lugar certo, para continuar o trabalho que vinha sido feito por aqui.”

O novo comandante do Coelhão projetou o seu futuro com o Clube e analisou o elenco que tem à disposição.

“Primeiramente é uma satisfação imensa estar à frente de um grande Clube como é o América. O grupo que temos tem personalidade e muita qualidade, o qual estudei como adversário por algumas vezes. Isso também me motivou a aceitar o convite feito por Marcus Salum.”

Marquinhos também deixou seu recado para a Nação Americana. 

“Nação Americana, o empenho que terei em prol do nosso Coelhão será sempre muito grande. O América é forte, é um time de tradição, uma camisa pesada. Chego para somar junto a esse elenco e essa torcida apaixonada rumo ao sucesso.”

Além do técnico, o auxiliar Edison Borges passa a fazer parte do grupo americano. Natural de Curitiba, Edson iniciou sua carreira como jogador em 1986 e se formou em Educação Física. Em 2006 se firmou como auxiliar técnico do Coritiba, onde atuou até 2014. Como treinador, dirigiu ainda os times principais do Rio Branco de Paranaguá (2005), do Foz do Iguaçu FC (2013) e do Juventus-SC (2015). Nos últimos meses, esteve no Londrina com a missão de comandar o time Sub-20.

Confira o áudio da entrevista de apresentação do técnico Marquinhos Santos:

Mais recentes

4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.
3 de dezembro de 2025
Histórico! Na tarde desta quarta-feira (3), no Castelão, o América venceu o IAPE por 5 a 2 e garantiu vaga na final da Copa do Brasil Sub-20. Jhonatan Lima, Kaíque Zizero (duas vezes), Luís Henrique e Gustavo Corrêa marcaram para o Coelhão fora de casa. No jogo de ida, na Arena Independência, o América venceu por 1 a 0 com gol de Jhontan Lima. Na grande decisão, o DNA Formador enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo que decidem vaga nesta quinta-feira (4). O jogo Mesmo com a vantagem conquistada em Belo Horizonte, o América deu início à partida com bom volume ofensivo. O primeiro gol saiu aos 14 minutos, quando Karlos Samuel avançou pelo lado esquerdo e encontrou bom passe para Jhonatan Lima. O camisa 10 passou pelo goleiro e, livre de marcação, inaugurou o placar. Confiante, o América deu sequência ao ritmo de jogo e, aos 25, marcou o segundo. Dessa vez, Jhonatan Lima deu bela assistência para Kaíque Zizero que driblou o goleiro e finalizou no alvo. Já na segunda etapa, a equipe da casa conseguiu diminuir, aos oito minutos. Mas, a resposta Americana veio logo em seguida: Kauan Cristtyan invadiu a grande área, enganou a marcação e tocou para Zizero marcar o segundo dele na partida e o terceiro para o América. O DNA Formador manteve o domínio das ações do jogo e, aos 22, Otávio, de fora da área, mandou a bola em direção ao gol. Luis Henrique apenas escorou de cabeça para ampliar. Pouco depois, a equipe Maranhense tentou reagir e marcou o segundo. Ainda assim, o América soube reagir à pressão e, com boa vantagem, manteve a confiança. Já no fim da partida, aos 42, Gustavo Corrêa recebeu pelo meio, driblou a marcação e fechou o placar em 5 a 2 para o Coelhão.
2 de dezembro de 2025
Eduardo Person é o novo meio-campista do América! O jogador de 28 anos chega para reforçar o elenco do Coelhão com contrato válido até 30/11/2026. Natural de São Paulo (SP), Person foi revelado pelo Joinville-SC. O atleta também somou passagens por Metropolitano-SC, Juventus-SC, GE Brasil-RS, Guarani-SP, Ituano-SP e na última temporada defendeu a Chapecoense. Ficha técnica: Nome: Eduardo Luiz Person Data de Nascimento: 24/01/1997 Origem: São Paulo (SP) Posição: meio-campista Clubes: 2014/2017– Joinville-SC 2017 – Metropolitano 2017– Juventus Jaraguá 2018 – Joinville 2019 – GE Brasil 2020/2022 – Guarani 2023/2024 – Ituano 2025 – Chapecoense 2026 – AMÉRICA