Com brilho do DNA Formador, América vence o Santos e sobe na tabela da Série A

Estevão Germano • 4 de julho de 2021
Com brilho do DNA Formador, América vence o Santos e sobe na tabela da Série A
Carlos Alberto sacramentou a vitória do Coelho nos acréscimos, marcando seu primeiro gol na categoria profissional (Foto: Mourão Panda / América)

O América conquistou uma grande vitória, na noite deste sábado, e ratificou seu momento de evolução no Campeonato Brasileiro. Com muito empenho na marcação e concentração para aproveitar as oportunidades, o Coelho derrotou o Santos-SP por 2 a 0 na Arena Independência. O lateral João Paulo e o atacante Carlos Alberto foram às redes, ambos no segundo tempo, e garantiram o triunfo americano na 9ª rodada do Brasileirão.

Esta noite foi particularmente especial para Carlos Alberto, jovem formado na base americana. Integrado ao profissional desde o fim de 2019, o atacante experimentou a sensação de marcar seu primeiro gol.

Com a vitória, o América chega a 9 pontos e sobe firmemente na tabela da Série A, ocupando momentaneamente a 14ª colocação. O próximo adversário do time comandado pelo técnico Vagner Mancini é o Fortaleza-CE, na próxima quarta-feira, às 18h, na capital cearense.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o Santos-SP mais impetuoso no ataque. O adversário conseguiu algumas finalizações de perigo, mas Matheus Cavichioli fez intervenções importantes, impedindo o time visitante de abrir o placar. Com o passar dos minutos, o América foi equilibrando as ações e passando a ter mais posse da bola.

A melhor oportunidade do Coelho veio aos 31 minutos, quando Ribamar subiu bem após cruzamento de João Paulo pela esquerda e cabeceou forte. A bola passou a centímetros da trave do gol santista.

No segundo tempo, o América foi superior e conseguiu transformar a evolução dentro da partida em gols. Aos 9 minutos, João Paulo se infiltrou bem pela ponta esquerda e preparou para cruzar na área. Contudo, o chute pegou um efeito fatal e foi no ângulo da meta santista, configurando um golaço para abrir o placar a favor do América.

Após o gol americano, o Santos-SP se jogou ao ataque mas não conseguiu superar a defensiva americana. O goleiro Matheus Cavichioli se manteve intransponível e seguiu fazendo boas defesas. Aos 23 minutos, após chute forte da intermediária, o arqueiro americano voou no ângulo superior direito para salvar o América do gol de empate.

O técnico Vagner Mancini fez as cinco substituições possíveis, e o time americano seguia resistindo às tentativas do Santos-SP. Já nos acréscimos, Eduardo Bauermann conseguiu desarmar uma dessas tentativas de pressão e tocou para o jovem atacante Carlos Alberto, que entrara na segunda etapa. Ele arrancou, ainda do campo de defesa, e disparou rumo ao gol, vencendo o marcador na corrida e deslocando o goleiro santista em chute colocado para sacramentar o triunfo do Coelhão: 2 a 0.


FICHA DO JOGO

América 2×0 Santos-SP

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 9
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (CBF/AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (CBF/AL) e Brigida Cirilo Ferreira (CBF/AL)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (CBF/RN)

Gols: João Paulo, aos 9min, e Carlos Alberto, aos 48min do 2º T (América)
Cartões amarelos: Eduardo, Zé Ricardo e Ribamar (América) / Fernando Diniz, Pará, Luiz Felipe e Lucas Braga (Santos-SP)

América
Matheus Cavichioli; Eduardo, Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo (Ramon), Juninho Valoura, Marcelo Toscano (Juninho) e Felipe Azevedo (Alan Ruschel); Rodolfo (Geovane) e Ribamar (Carlos Alberto).

Técnico: Vagner Mancini

Santos-SP
João Paulo; Pará (Madson), Luiz Felipe (Ângelo), Kaiky e Felipe Jonatan (Carlos Sánchez); Camacho, Jean Mota e Pirani (Moraes); Marinho, Marcos Guilherme e Lucas Braga.

Técnico: Fernando Diniz

Mais recentes

Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado pelo diretor executivo de futebol Paulo Assis, no CT Lanna Drumond, na manhã desta quinta-feira, o volante Aloísio, mais novo reforço para o elenco americano. Com um estilo marcador e aguerrido, o meio-campista de 29 anos, natural da cidade sergipana de Lagarto, se torna mais uma opção para o técnico Alberto Valentim, na sequência da disputa do Campeonato Brasileiro. “Agora é a hora da gente olhar para o novo, o jogo mais importante é sempre o próximo. Quando você ganha não pode relaxar porque ganhou e quando você perde, não pode ficar chorando pelo que passou. O grupo é um elenco jovem, com muita capacidade, com ambição... são aplicados e treinam bastante. Por um motivo ou por outro as coisas não têm dado certo. Mas eu e meus companheiros que estão chegando, a gente vêm com uma nova energia para tentar ser uma solução e não um problema”, enfatizou o jogador. Revelado pelo Sanjoanense de Portugal, Aloísio fez toda sua base no país europeu, onde permaneceu por dez temporadas. Passando também por Marítimo e Amora – até desembarcar no Brasil para atuar pela equipe do Goiás, onde estava por último, antes do acerto com o Coelho. Inicialmente, o vínculo do jogador com o América vai até o final desta temporada.
Por Moisés Elias 28 de agosto de 2025
Foi apresentado à imprensa e à torcida, na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, a nova contratação para a meta americana. Gustavo, goleiro de 32 anos, reforça o Coelhão até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Com um 1,87 cm, o arqueiro chega para suprir uma necessidade de reposição de peças, que acabou se dando com as saídas de Matheus Mendes e Dalberson. “Para mim é um prazer enorme e uma realização particular, porque o América é um clube que eu desejei estar. Eu sempre admirei e joguei contra e, hoje, eu chego nessa condição de ter a oportunidade de estar escrevendo meu nome na história. Independente da ocasião ou do momento, o América é um clube muito respeitado, grande e de muita tradição”, relatou o jogador. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, por último, defendeu a camisa do Juventude. Pelo clube de Caxias do Sul, Gustavo entrou em campo 21 vezes nesta temporada, ajudando a equipe a chegar até a fase de semifinais do Gauchão. Ciente da grande responsabilidade em vestir a camisa americana, o arqueiro chega focado em ajudar na recuperação da equipe dentro da competição nacional. “Vocês vão se recordar. Em 2019, o América estava em uma situação bem delicada naquele campeonato e acabou tendo uma recuperação incrível (..) A Série B te proporciona estas arrancadas e você não pode jogar a toalha. Dentro de campo você tem que competir todo jogo e acreditar sempre; pois é um campeonato muito parelho. Todo mundo ali junto, eu acredito que uma sequência de vitórias nos coloca no meio da tabela e, nas últimas rodadas, podemos encostar no G4 e brigar. Eu venho com essa expectativa”, ressaltou. Com dois acessos à elite do futebol brasileiro, um pelo Atlético Goianiense em 2019 e outro pela equipe do Criciúma em 2024, o goleiro chega ao Coelhão inicialmente por empréstimo.
27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).